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Contexto

A PepsiCo é uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo e tem como missão oferecer aos consumidores alimentos e bebidas deliciosas, a preços acessíveis, que sejam convenientes ou mesmo complementares às refeições.

Suas divisões de vendas têm procedimentos distintos para avaliação de seus colaboradores, o que dificulta o acompanhamento e a comparação dos desempenhos dos colaboradores das diferentes divisões de vendas.

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Desafio

Implantar um programa único para todas as divisões de vendas, capacitar todos os colaboradores neste programa e uniformizar a avaliação de desempenho das participantes das diferentes divisões de vendas.

Solução

Foi desenvolvido um projeto edtech sobre o novo programa de vendas para atender toda a força de vendas da companhia.

Para contextualização do programa edtech, garantindo a sua humanização e aproximando os colaboradores, produzimos um vídeo com o diretor de vendas no próprio site da companhia.

Para garantir a retenção do conhecimento e considerando o público-alvo, foi desenvolvido um game com a estratégia de um jogo de auditório, usando como cenários alguns ambientes familiares aos colaboradores do projeto, podendo ser um supermercado, uma loja de conveniência, dentre outros.

O projeto edtech teve como estratégia a elaboração de conteúdo em três formatos, dentro de um active learning: vídeo, curso on-line e game, além de acesso a materiais complementares, com todas as informações do programa. Servindo assim aos diversos grupos de colaboradores: novos entrantes, sem conhecimento prévio do conteúdo, colaboradores antigos, talvez com vícios, ou até mesmo servindo como material para consulta, através de suporte ao desempenho, on the job.

Assim, os colaboradores tiveram contato com o conteúdo do programa através diferentes formatos: Vídeos do diretor de vendas (linguagem direta); apresentação de diagramas e detalhes do conteúdo; e reforço em um jogo.

  

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Resultados

O novo programa de vendas foi divulgado para todos os colaboradores, reduzindo o tempo de disseminação da informação e garantindo a uniformização dos conteúdos.

Os gestores passaram a utilizar o curso como apoio à avaliação dos seus colaboradores, junto com os manuais de avaliação do programa.

O diretor de vendas passou a ser conhecido por todos os colaboradores.

 

  

Os benefícios não podem ser subjetivos.