fabricadecursos_casesAutoGlass_01v

Contexto

A AUTOGLASS possui oficinas em várias cidades do Brasil, que prestam serviços às seguradoras e, também, serviços relacionados a vidros e peças automotivas diretamente aos consumidores finais, oficinas e lojistas.

Ela possui um Centro de Educação Corporativa, localizado no Espírito Santo, por onde todos os novos colaboradores passam antes de iniciar suas atividades na empresa e, periodicamente, voltam para atualização das técnicas, produtos e serviços prestados.

 fabricadecursos_casesAutoGlass_02

 

Desafio

Para garantir o alinhamento de seus colaboradores à missão da empresa, surgiu a necessidade de capacitação dos líderes das lojas. Estes não poderiam ser deslocados para o Centro de Educação Corporativa da empresa, pois não poderiam se ausentar de suas lojas por um tempo prolongado.

Seria necessário capacitar gerentes, coordenadores e trainees de todas as lojas em liderança, a distância, sem que esses se ausentassem de seus locais de trabalho nem destinassem muito tempo de seus dias à capacitação, devido à dinâmica das lojas.

 

Solução

Desenvolvimento e aplicação de um Programa de Líderes, com duração de 8 meses, com base em temas SCOPE da Fábrica de Cursos e com a aplicação de planos de tutoria e de monitoria específicos para este grupo de colaboradores. Os conteúdos e atividades foram geridos pelo wcampus, LMS da Fábrica de Cursos, personalizado para a AUTOGLASS.

A Fábrica de Cursos apresentou presencialmente o Programa de Líderes aos colaboradores, no final do ano anterior, na reunião anual de gerentes. Nesta ocasião, os colaboradores conhecerão o plano de atividades do Programa e receberam os dados de acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem personalizado para a AUTOGLASS. Antes do início das atividades do Programa em si, os colaboradores passaram por um período de ambientação, onde acessaram e puderam realizar atividades semelhantes, em relação à interação, ao que exerceriam ao longo do Programa.

O tutor do projeto, seguindo o plano de tutorial especialmente desenvolvido para este grupo de colaboradores, guiou as atividades e acompanhou o desenvolvimento de cada aluno ao longo dos meses. Enquanto o tutor monitorava os alunos e os auxiliava no acesso e na execução das atividades.


fabricadecursos_casesAutoGlass_03

 

Resultados

Todos os líderes da empresa foram capacitados no Programa de Líderes, sem a necessidade de deslocamento do seu local de trabalho. Eles puderam relacionar as tarefas e os conteúdos do Programa às suas atividades diárias nas lojas, trazendo situações reais para discussão com seus colegas de curso, contextualizadas nos temas em estudo.

Após a implantação do LMS wcampus, além do Programa de Líderes para este grupo inicial de colaboradores, foi possível o desenvolvimento de outros programas de capacitação.

 

  

Baixo o infográfico completo, com as informações mais relevantes e tendências EdTech para LMSs e conheça os motores de mudança das empresas para mudança de plataforma, além de tendências, tempo de setup e muito mais.