fabricadecursos_casesadidas_01a

Contexto

A Adidas é uma empresa multinacional de artigos esportivos. Como uma empresa inovadora, ela pesquisa e desenvolve novos produtos frequentemente, com o uso de tecnologias de ponta.

A capacitação das lojas espalhadas pelo Brasil e, também, pela América Latina é de responsabilidade da equipe de capacitação alocada no Brasil e é realizada parte a distância e parte presencialmente. Com a alta frequência de lançamentos de novos produtos, novos treinamentos são necessários, requerendo agilidade e investimento de tempo e de recursos financeiros para que todas as lojas ofereçam o melhor atendimento e os esclarecimentos necessários aos clientes.

 

fabricadecursos_casesadidas_02a

 

Desafio

A Adidas gostaria aumentar a agilidade na produção e oferta de novos cursos, uma redução de custo no desenvolvimento e na aplicação de treinamentos e uma maior oferta de capacitações.

A maior restrição de fato é o tamanho da equipe de T&D para atender o grande número de lojas e acompanhar a velocidade das inovações e lançamentos da empresa.

 

Solução

A solução encontrada foi a capacitação da equipe de T&D da Adidas em uma ferramenta de autoria de cursos, indicada pela Fábrica de Cursos, a partir do mapeamento das necessidades do cliente e da definição da solução ideal, para que esta equipe pudesse ter autonomia e velocidade na criação e na distribuição de conteúdos. Para reforçar esta meta, como primeira etapa do projeto, foram desenvolvidos 27 módulos de conteúdo, em 2 meses, com a utilização da mesma ferramenta de autoria, que após a capacitação da equipe de T&D seriam utilizados como padrões de desenvolvimento de cursos na Adidas e, atualização do conteúdo quando necessário.

A capacitação da equipe de T&D da Adidas foi realizada em duas etapas:

  • 1ª etapa On-line – Introdução à ferramenta de autoria e apresentação do padrão de cursos.
  • 2ª etapa Presencial – Workshop Prática de desenvolvimento de cursos.

 

fabricadecursos_casesadidas_03a

 

Resultados

Além dos módulos inicialmente desenvolvidos, o cliente passou a ter autonomia e agilidade para construir novos conteúdos e fazer manutenção de todos os seus cursos. Também foi possível a criação de versões em Português e em Espanhol dos treinamentos, assim como a tradução dos treinamentos originalmente em Alemão.

 

 

Após a entrega dos módulos iniciais e da 1ª fase de capacitação on-line, a equipe de T&D da Adidas, mesmo antes da fase presencial de capacitação, elaborou, com base nos módulos desenvolvidos como padrão, mais de 60 outros módulos de treinamento.

 

fabricadecursos_casesadidas_04

  

Nova call to action