academia

ACADEMIA

E-learning vai continuar a crescer nos próximos anos

Há um consenso global de que mercado mundial de e-learning vai continuar a crescer rápido e de forma significativa nos próximos três anos. Com esse aumento esperado, a expectativa é de que a receita nos investimentos em educação a distância (EAD) – seja em conteúdo, ferramentas de autoria ou plataformas de aprendizagem – chegue a US$ 107 bilhões até o final deste ano. “O maior aliado da educação atualmente é a tecnologia. O fácil acesso à informação através da internet e dos dispositivos móveis facilita e impulsiona o crescimento”, afirma Sylvia Meireles, CEO & founder da Fábrica de Cursos, que também participa de painel sobre EAD durante o Rio Info.

O Brasil segue a mesma tendência. A dimensão geográfica do país e a distribuição da população faz da educação a distância a metodologia mais eficiente para capacitação. Segundo estimativa da Ambient Insight, a receita de e-learning da América Latina em 2016 deve alcançar US$ 2,29 bilhões, praticamente o dobro de 2011. “A América Latina tem importando a maioria do seu conteúdo e tecnologia de e-learning. Mas é provável que haja uma mudança neste cenário, considerando que há um crescente aumento na oferta de soluções locais. Aí está a grande oportunidade para empresas brasileiras”.

O estímulo para a inserção da tecnologia no dia a dia da educação vem de vários setores da sociedade. Os governos atuam como importantes players com a distribuição de laptops para os alunos e informatização das escolas públicas. Já as escolas particulares, cada vez mais, pedem a seus alunos seus próprios computadores, tablets ou outros dispositivos (BYOD – Bring your own device).As empresas também aumentam seus investimentos em universidades corporativas online e oferecem plataformas estruturadas e eficientes na oferta de e-learning para melhorar as habilidades dos funcionários. “Apesar de ainda muito pouco valorizado no Brasil, o foco em desempenho operacional tem aumentado.

"As empresas precisam melhorar o seu desempenho e a redução de custos é uma forma. O mundo está cada vez mais competitivo”.

Segundo Sylvia, um treinamento por meio de e-learning aumenta em até 60% a retenção do aluno e contribui para a melhoria do aprendizado, pois faz uso de recursos lúdicos, interação, redução do tempo de dedicação, além do acesso aos conteúdos de que qualquer lugar e a qualquer hora. “É muito mais interessante, principalmente para os mais jovens que já nasceram com a internet. Para todos nós traz um grande benefício, pois a nossa vida hoje está diretamente relacionada às tecnologias”.

A percepção sobre a qualidade da formação por meio da educação a distância também tem mudado. “Havia um certo preconceito. Ouvíamos: ‘esse cursinho é online?’. Ou: ‘Ah, mas essa graduação foi online né?’. Isso com tom pejorativo.  Hoje vemos uma drástica mudança na visão das pessoas sobre os cursos online. Ouvimos muito mais “nossa o curso é online? Eu não dou conta não. É muito puxado”.

bg-img19.jpg
img-11.png
DOWNLOAD OUR FREE EBOOK FOR your GREAT IDEAS

There are many variations of passages of Lorem Ipsum available, but the majority have suffered alteration in some form, by injected humour, or randomised words which don't look even slightly.

Download Now

Leave a comment

Postagens por assunto

Ver todos
New call-to-action

Mais populares

Videocast do Rapid Learning: A solução ideal para você!