Há um consenso global de que mercado mundial de e-learning vai continuar a crescer rápido e de forma significativa nos próximos três anos. Com esse aumento esperado, a expectativa é de que a receita nos investimentos em educação a distância (EAD) – seja em conteúdo, ferramentas de autoria ou plataformas de aprendizagem – chegue a US$ 107 bilhões até o final deste ano. “O maior aliado da educação atualmente é a tecnologia. O fácil acesso à informação através da internet e dos dispositivos móveis facilita e impulsiona o crescimento”, afirma Sylvia Meireles, CEO & founder da Fábrica de Cursos, que também participa de painel sobre EAD durante o Rio Info.
O Brasil segue a mesma tendência. A dimensão geográfica do país e a distribuição da população faz da educação a distância a metodologia mais eficiente para capacitação. Segundo estimativa da Ambient Insight, a receita de e-learning da América Latina em 2016 deve alcançar US$ 2,29 bilhões, praticamente o dobro de 2011. “A América Latina tem importando a maioria do seu conteúdo e tecnologia de e-learning. Mas é provável que haja uma mudança neste cenário, considerando que há um crescente aumento na oferta de soluções locais. Aí está a grande oportunidade para empresas brasileiras”.
O estímulo para a inserção da tecnologia no dia a dia da educação vem de vários setores da sociedade. Os governos atuam como importantes players com a distribuição de laptops para os alunos e informatização das escolas públicas. Já as escolas particulares, cada vez mais, pedem a seus alunos seus próprios computadores, tablets ou outros dispositivos (BYOD – Bring your own device).As empresas também aumentam seus investimentos em universidades corporativas online e oferecem plataformas estruturadas e eficientes na oferta de e-learning para melhorar as habilidades dos funcionários. “Apesar de ainda muito pouco valorizado no Brasil, o foco em desempenho operacional tem aumentado.
"As empresas precisam melhorar o seu desempenho e a redução de custos é uma forma. O mundo está cada vez mais competitivo”.
Segundo Sylvia, um treinamento por meio de e-learning aumenta em até 60% a retenção do aluno e contribui para a melhoria do aprendizado, pois faz uso de recursos lúdicos, interação, redução do tempo de dedicação, além do acesso aos conteúdos de que qualquer lugar e a qualquer hora. “É muito mais interessante, principalmente para os mais jovens que já nasceram com a internet. Para todos nós traz um grande benefício, pois a nossa vida hoje está diretamente relacionada às tecnologias”.
A percepção sobre a qualidade da formação por meio da educação a distância também tem mudado. “Havia um certo preconceito. Ouvíamos: ‘esse cursinho é online?’. Ou: ‘Ah, mas essa graduação foi online né?’. Isso com tom pejorativo. Hoje vemos uma drástica mudança na visão das pessoas sobre os cursos online. Ouvimos muito mais “nossa o curso é online? Eu não dou conta não. É muito puxado”.
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