fabricadecursos_learning-trends-01

Atualmente, além da enorme quantidade de desafios para a capacitação corporativa, a evolução tecnológica em diversas áreas faz com que esses desafios mudem constantemente. As pessoas interagem com dispositivos que não existiam há algum tempo atrás, as formas de comunicação estão cada vez mais integradas no cotidiano, ao ponto de poderem ser vestidas. Isso mesmo, um smartphone não precisa ter a forma de um telefone celular, ele pode ser um relógio que, além das funções conhecidas, mede seus batimentos cardíacos.

Ao mesmo tempo que a evolução tecnológica é um desafio, ela representa uma grande oportunidade para a capacitação corporativa. Atualmente, existem tecnologias que potencializam o aprendizado através da interação entre pessoas em qualquer parte do mundo. A aprendizagem social vem ganhando força na educação corporativa, sinalizando que a aprendizagem formal não é mais o único foco das empresas.

fabricadecursos_learning-trends-02b

Inteligência artificial, machine learning e Big Data são algumas das evoluções tecnológicas que estão sendo usadas para levar a capacitação corporativa a um novo nível, como promover o modelo 70-20-10, com ferramentas e conteúdos relevantes, na medida certa, no momento da necessidade.
As tendências potencializadas pelas evoluções tecnológicas, que se mostram mais adequadas à forma com que vivemos e nos relacionamos atualmente são:

Aprendizagem social
Os momentos de interação com outras pessoas, seja recebendo ou fornecendo feedback, seja observando ou aprendendo com as atividades de outras pessoas representam a aprendizagem social.

Aprendizagem personalizada
Por que esperar que todos aprendam da mesma forma? Uma tendência é desenvolver oportunidades diferenciadas de aprendizagem onde cada pessoa possa aprender de forma personalizada.

Aprendizagem móvel
Os dispositivos móveis são, praticamente, onipresentes atualmente. Como interação com esses dispositivos é muito natural para pessoas de diversas faixas etárias, a aprendizagem deve aproveitar essa facilidade para estar presente nestes dispositivos.

Microlearning
Outra tendência do cotidiano, onde o tempo para se dedicar a uma atividade é curto e a informação precisa para resolver determinada situação é fundamental, é o microlearning, ou seja, pequenos pedaços de conteúdo, com uma linguagem direta, muitas vezes em vídeo, que resolvem problemas específicos.

MOOCs Corporativos
Quando os assuntos são extensos, os MOOCs têm se mostrado como soluções bastante adequadas, por transmitirem seus conteúdos de forma direta e poderem ser produzidos com a agilidade que os dias de hoje exigem.

 fabricadecursos_learning-trends-03

Outras tendências são:

  • A utilização de novas tecnologias com AR/VR, aplicadas a situações de capacitação;
  • Aprendizagem com foco na gestão de talentos;
  • Aprendizagem baseada em jogos;
  • Gamificação; e
  • Tecnologias vestíveis.


Todas as metodologias e tecnologias aplicadas na aprendizagem devem estar fundamentadas nos objetivos de cada pessoa ou instituição. Felizmente, hoje em dia, a tecnologia oferece diversas opções para T&D, mas nem todas são úteis ou aplicáveis para todos e em todas situações. Pesquise e reflita como cada uma dessas tendências podem ser úteis para você, pense em melhoria de desempenho.
 
Para saber mais sobre essas tendências e o cenário global EdTech, baixe o e-book Tendências EdTech.

 

Nova call to action

Assine a news da Fábrica!

Postagens mais lidas

Conheça a nova educação corporativa! Don't worry, be Rapid!

Assine a news da Fábrica!