<>infograficos_na-educacao-01-1

A demanda por Educação a Distância aumenta a cada dia. Muitos cursos estão sendo lançados diariamente. Além disso, cresce o uso de recursos audiovisuais a fim de fomentar a aprendizagem dos alunos. Livros ilustrados, vídeos, quadrinhos etc. Um recurso poderoso a ser usado também na EAD são os infográficos.

Transmitir conhecimento pode ser uma tarefa difícil sem as ferramentas adequadas. Os infográficos tornam-se alternativas eficazes de transmitir informação complexa e conduzir os leitores a uma melhor compreensão e retenção de conhecimento.

Este recurso audiovisual trata-se de uma escolha muito acertada, pois com ele não há o risco de criar uma leitura maçante nem o uso de imagens vazias, que acabam prejudicando a aprendizagem. O infográfico na educação a distância ajuda a melhoria da compreensão informações e conceitos além de reforçar a capacidade de pensar criticamente, desenvolver e organizar ideias.

E melhor de tudo, aumenta a retenção das informações. Neste artigo vamos abordar com mais detalhes o que é um infográfico e por que ele é um grande trunfo na aprendizagem.

infograficos_na-educacao-03-1O que é um infográfico?

Um infográfico é uma representação de informações em um formato gráfico, de maneira a projetar dados de uma forma facilmente entendível. As pessoas utilizam infográficos para comunicar rapidamente uma mensagem, para simplificar a apresentação de grandes quantidades de dados, para melhor visualizar padrões de dados e também para melhorar a aprendizagem. Ele costuma chamar atenção do leitor e o ajuda a compreender assuntos aparentemente complexos, por serem apresentados de forma simples e direta.

As pessoas se adaptam muito rapidamente ao uso deste recurso, pois eles fazem parte do nosso cotidiano desde sempre. Sinais de trânsito, mapas, placas, sinais meteorológicos, partituras etc., são apenas alguns exemplos de como os infográficos já são parte essencial da vida de todos nós.

Segundo a kissmetrics, os infográficos são 30 vezes mais propensos a serem lidos do que artigos de texto. Isso aumenta as chances de que sua mensagem seja vista. Além disso, 90% das informações transmitidas para o cérebro são visuais, sendo elas processados 60 mil vezes mais rápido do que a leitura do texto.

Por que é vantajoso usar infográficos na educação?

No tópico anterior apresentamos um dado da Kissmetric sobre como o nosso cérebro processa mais rapidamente informações visuais do que textuais, não é mesmo? Então vamos aprofundar um pouco o assunto, apresentando algumas teorias cognitivas, que podem ser usadas para melhorar a aprendizagem, disponível na UFRG.

Em todo o texto citado, fica evidente que o uso de imagens e textos juntos melhoram a aprendizagem. Ainda citando o texto: “que o principal objetivo de um infográfico é ajudar a cognição do leitor – levando em consideração a capacidade e limites da memória humana –, ou seja, ele deve ser elaborado para que haja uma redução de sua carga cognitiva no entendimento da informação.”

Indo além do estudo da UFRG, a Neoman fez um estudo muito interessante sobre por que nós adoramos este recurso, criando o “infográfico do infográfico” (em inglês). Este estudo é embasado em diversos artigos científicos e bastante sério, apesar de ser posto de forma lúdica. Ele traz mais algumas informações interessantes que corroboram a grande utilidade deste recurso multimídia no ensino a distância:

Infográficos são mais fáceis de lembrar

As pessoas costumam lembrar-se de:

  • 10% do que escutam.
  • 20% do que leem.
  • 80% do que enxergam e interagem.

Infográficos são mais persuasivos

Um estudo realizado na Escola de Negócios Wharton constatou que:

  • 50% da audiência foi persuadida pela apresentação apenas verbal;
  • 67% da audiência foi persuadida por apresentações verbais que usavam recursos visuais.

infograficos_na-educacao-02-1Infográficos tornam o conteúdo mais acessível

Um estudo descobriu que o entendimento de rótulos de remédios foi de:

  • 70% de entendimento para rótulos que continham apenas texto.
  • 95% de entendimento para rótulos que continham imagens e textos.

Além destes dados, há outros muito interessantes no “infográfico do infográfico”. Eles comprovam como o uso de infográficos pode ser um grande aliado não apenas nos cursos de ensino a distância, mas em toda e qualquer ação educativa. Por isso, lembre-se que a infografia é uma maneira de fazer o cérebro trabalhar a favor do aluno.

Você já escutou um burburinho sobre gamificação e fica pensando em por onde começar? Não se preocupe mais!

    Assine a news da Fábrica!

    Postagens mais lidas

    New call-to-action