post#148.jpg

Existem muitas metodologias e formatos de cursos e-learning, assim como existem muitas maneiras de produzi-los, com ferramentas de autoria de cursos, editores de vídeo etc.

O objetivo de muitas das iniciativas de capacitação e consequentemente das opções existentes no mercado de e-learning é tornar o desenvolvimento e o consumo de conteúdo de cursos mais práticos, mais ágeis.

O rapid learning está alinhado a essa tendência do e-learning e vem sendo mais frequente, embora já exista há alguns anos. Mas ainda existem dúvidas sobre a sua aplicação e a sua eficiência.

 fabricadecursos_rapidlearning01

Aproveitando o exemplo do marketing

Atualmente, o marketing vem se adaptando aos novos comportamentos das pessoas, à velocidade das mudanças, à enorme quantidade de conteúdos disponíveis e às formas de comunicação (mídias sociais, por exemplo).

O rapid learning, quando visto tanto como uma produção ágil e como uma dose de aprendizagem que possa ser rapidamente consumida, está adequado que o marketing vem sinalizando.
 

Existem vantagens em adotar o rapid learning?

É nítida a existência de uma lacuna entre o treinamento e a atividade diária dos colaboradores, além da impossibilidade de períodos longos de treinamento.

Esses dois fatores já seriam suficientes para justificar a implantação de uma estratégia de rapid learning. Se você acrescentar a eles, o maior engajamento que o rapid learning proporciona e a agilidade de entrega dos conteúdos no momento em que são necessários, utilizar o rapid learning parece valer muito à pena.

Também deve ser considerada a mudança das necessidades de capacitação, mesmo daquelas consideradas tradicionais, e o surgimento de novas tecnologias, presentes no dia a dia dos colaboradores.

 fabricadecursos_rapidlearning02

Solução ideal?

O rapid learning pode ser a solução ideal para várias situações de capacitação e de suporte ao desempenho. Como ele possui diversas vantagens, poderia-se pensar na sua aplicação em todas as situações de aprendizagem. Porém, ele não é a única solução viável e não se aplica a todas as situações.

Importância do projeto instrucional e do planejamento

Como os cursos são curtos e desenvolvidos rapidamente, pode-se pensar que seu tratamento instrucional ou seu planejamento sejam relevados. Mas isso não é verdade, pois para obter-se resultados adequados, é preciso um planejamento consistente alinhado aos objetivos instrucionais.

fabricadecursos_rapidlearning03
 
Aqui estão algumas dicas para criar uma estratégia eficiente de rapid+micro learning.

Pequenas doses de aprendizagem

A importância de uma experiência pontual de longa duração é menor do que uma experiência com pequenas doses espalhadas no tempo. Ao oferecer pequenas doses de aprendizagem de forma planejada, com uma frequência adequada ao conteúdo e ao público, a retenção dos conhecimentos e os resultados de sua aplicação são maiores.

 Experiência personalizada

Assim como o marketing oferece experiências personalizadas aos consumidores, os alunos também valorizam a possibilidade de escolha dos conteúdos e dos formatos que serão consumidos. Dar opção aos alunos permite-lhes construir um currículo personalizado de acordo com suas necessidades.

 Diferentes formatos de conteúdo

Existem muitas formas para aprender, cada pessoa aprende de um jeito. Por isso, ofereça conteúdos em formatos diferentes, potencializando sua absorção e permitindo que seus alunos possam escolher o que formato que for mais eficiente para ele.

 fabricadecursos_rapidlearning04

Experiência do treinamento

O treinamento precisa ser uma experiência positiva para o aluno. Ou seja, ele deve ser capaz de perceber a diferença que o treinamento pode fazer para sua vida.

O planejamento e a execução de programas de treinamento devem priorizar os objetivos instrucionais, o público e a usabilidade, para que sejam uma experiência de aprendizagem, para que signifique algo para os alunos.

Garanta uma produção constante de conteúdos em formato rapid learning, com a assinatura Rapid da Fábrica: qualidade, agilidade e preço imbatíveis!

Oba! Workshop 0800 da Fábrica!

Assine a news da Fábrica!

Postagens mais lidas

Nova call to action

Assine a news da Fábrica!