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No congresso DevLearn deste ano parecia que em todos os lugares para onde se olhava havia uma nova ferramenta ou modelo baseado em nuvem para ajudar as empresas a criar conteúdos cursos. Esses conteúdos estão sendo oferecidos como ferramentas de reforço, por exemplo, para trabalhar em quizzes ou cursos online que permitem às pessoas experimentarem uma nova habilidade.

O que, em última instância, uniu essas ferramentas concorrentes foi a experiência que estavam tentando criar – algo rápido para se criar e ainda mais rápido para se fazer.

Isso quer dizer que rapid é a nova norma? Os comentários em torno do rapid learning  (micro aprendizagem) têm crescido exponencialmente nos últimos tempos, embora o conceito do rapid learning não seja novo. Mas no negócio de construção de competências, temos que avaliar se a tendência é merecedora dos comentários. O rapid learning muda comportamentos importantes e leva a um melhor desempenho organizacional? Ou a criação de conteúdos mais curtos, que podem afetar a força do projeto, quebra a confiança que nossos clientes depositam em nós para atingir seus objetivos?

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Arrancando uma página do manual de marketing

Vamos dar uma olhada no mundo do marketing e no número crescente de dados sobre a importância da experiência do cliente. O movimento em direção ao rapid learning está sendo influenciado pela forma como os clientes estão interagindo com marcas atualmente. O marketing tradicional e as atividades de branding estão mudando para estratégias digitais, e coisas como opinião dos consumidores têm crescido em importância. As empresas já não são a única fonte de informação, e os compradores estão pesquisando e selecionando informações sobre os produtos que desejam – suas opiniões e recomendações são levadas em consideração.
 
Riscos e Recompensas

Incorporar o rapid learning em sua estratégia global de treinamento envolve riscos, mas quando a incorporação é bem concebida, as recompensas são grandes. Para preencher a lacuna de engajamento entre a experiência do cliente e o treinamento corporativo, devemos olhar para o nível de engajamento com o emprego de conteúdos pequenos (o nível mais básico do rapid learning ) e de experiências mais longas (como um curso básico online ou um treinamento em sala de aula). Devemos também analisar como os tipos tradicionais de treinamento – como treinamento de integração, de produtos ou segurança – estão mudando com base nas necessidades dos funcionários, sejam elas geracionais ou organizacionais.

Então, quais os riscos ao se desenvolver uma estratégia?

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Solução mágica

rapid learning  não é um substituto para a aprendizagem fundamental. Entretanto, os benefícios da inclusão de microelementos podem ser tão fortes que fica fácil escorregar-se para o pensamento de que você deveria fazer tudo "rapid".

 Subestimando o esforço

Simplesmente porque os cursos são curtos não quer dizer que seu planejamento também o será. Fazer com que um projeto instrucional sólido se encaixe num pedaço menor de conteúdo exige um planejamento meticuloso para garantir que você comunicará efetivamente tudo que precisa comunicar.

Isso não significa que você deva se sentir intimidado e evitar ao rapid learning . Aqui estão algumas dicas sobre como criar a mais eficaz estratégia de micro aprendizagem.

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A frequência supera a duração

A curta duração da experiência não é tão importante quanto a frequência da experiência. Entretanto, quando você cria peças menores, seus alunos podem usá-las com maior frequência e assim construir retenção de conteúdo.

 Personalize a experiência

Como na experiência do consumidor, seus alunos estão buscando uma vasta gama de informações. Dar opção aos alunos permite-lhes construir um currículo personalizado de acordo com suas necessidades.

 Make It Stick / Faça com que a experiência seja assimilada

O rapid learning oferece infinitas oportunidade para aumentar a retenção. Ao usar gamificação, vídeos ou animação, as pessoas estão construindo melhor conscientização e aceitação de comportamentos cruciais.

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Transformando o treinamento em experiência

Embora o rapid learning tenha ramificações importantes para a forma como segmentamos e construímos nossos programas, seu principal poder não está na curta duração, mas em seu foco no apoio a objetivos específicos de aprendizagem. A micro aprendizagem pode afetar positivamente seu currículo global da mesma forma que os programas de experiência do cliente se concentram em tornar cada interação uma interação boa. Fazendo de cada interação do cliente com sua empresa uma experiência boa, todo o esforço se torna um esforço perfeito.

Se cada parte do seu currículo for tão bem concebida e atraente quanto possível, cada curso contribuirá para o grande impacto que o treinamento pode ter sobre sua organização.

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