post#194

Agir eticamente traz benefícios e impacta na imagem da empresa

Já vivenciou alguma situação em que ficou na dúvida o que seria correto ou, mais correto, fazer? Não se recorda? Elas acontecem com frequência, inclusive no ambiente corporativo.

A ética, sob esse ponto de vista, é a aplicação dos valores individuais às situações no trabalho. Aqui iremos tratar da ética nesse cenário. Conhecendo as referências mais comuns para escolhas éticas e as posturas adequadas que devem ser adotadas em algumas situações no trabalho.

Comece refletindo como costuma agir em algumas situações que envolvam:

●  Conflitos de interesse;
●  Casos não previstos em normas;
●  “Segredos” profissionais;
●  Injustiça com outras pessoas.

post#194a

Ética é um tema que geralmente gera uma boa discussão, porque as pessoas têm opiniões diferentes, o que é certo para uns pode ser errado para outros. Elas agem de acordo com seus valores e experiências, o que nem sempre gera uma atitude ética. Sem contar que são variados os fatores atribuídos a uma situação que podem prejudicar outras pessoas, empresas e o meio ambiente, dificultando a tomada de uma decisão.

Para decidir se uma atitude é ética ou não, é comum as pessoas procurarem uma referência considerando a que beneficiaria o maior número de pessoas, avaliando se vão ficar tranquilas com aquela decisão e as regras previstas para tratar aquele assunto. Mesmo assim, ainda é possível que as dúvidas surjam.

fabricadecursos_Eticanotrabalho02

No trabalho, você pode vivenciar situações em que precisa tomar uma atitude que envolvam o uso de recursos da empresa, a forma de comunicação ideal para tratar o assunto, os relacionamentos que mantêm na empresa e a qualidade dessas relações. Todos esses pontos, esteja certo, vão de alguma forma influenciar a sua tomada de decisão.

É importante que tenha claro que você representa a empresa. Então, a sua decisão tem que está alinhada a isso. Preocupe-se em fazer uma comunicação clara, objetiva e respeitosa.

fabricadecursos_Eticanotrabalho01

3 orientações que ajudam na tomada de decisão

Para agir de forma ética minimizando a subjetividade, siga estas orientações:

●  Colete e analise as informações envolvidas no fato;
●  Analise as consequências das alternativas;
●  Avalie o impacto da decisão – Considere a decisão no presente e ao longo prazo; troque ideias com pessoas em que confia e possam de alguma forma colaborar para que seja tomada a decisão correta.

post#194b

Vantagens da ética no trabalho

Agir eticamente traz benefícios e impacta na imagem da empresa de forma positiva, gerando mais negócios, na relação de confiança que os colaboradores e os consumidores estabelecem com ela. E, por fim, a sociedade ganha porque aumenta a sua confiança nos produtos e serviços que são oferecidos.

Prepare-se melhor para enfrentar as situações de Ética no Trabalho. No nosso curso Scope sobre o assunto, você terá acesso a mais informações.

Oba! Workshop 0800 da Fábrica!

Assine a news da Fábrica!

Postagens mais lidas

Gamification @Fábrica de Cursos

Assine a news da Fábrica!