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Dicas e orientações para uma gestão de carreira eficiente

Todo profissional que pensa em ter ascensão profissional pensa em ter uma carreira bem-sucedida. Seu desenvolvimento está ligado ao conjunto de seus interesses profissionais, prioridades e habilidades. Para isso é preciso fazer a sua gestão, assumir esse papel estabelecendo seus objetivos e como atingi-los. O profissional que adota essa postura se destaca, abrindo espaços para colocar suas ideias em prática, melhorar seu desempenho e produtividade.

A carreira é o caminho percorrido ao longo de sua vida profissional. Ela deve ser pensada em constante mudança, com novas oportunidades de capacitação e treinamento para que esteja preparado, apto para os desafios que irá trilhar nesse percurso e, claro, conquistar seus objetivos e metas. Esse desenho é construído a longo prazo a partir de suas escolhas.

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O modelo de gestão de carreira hoje é bem diferente ao do passado, em que era comum um profissional passar anos no mesmo emprego e empresa. Certamente deve ter pessoas do seu convívio que passou por essa experiência. A profissão escolhida quando jovem costumava ser a da vida inteira. Atualmente é bem diferente. No mundo globalizado as informações são disseminadas numa velocidade impressionante e a vida da maioria das pessoas acompanha esse intenso ritmo. No mercado de trabalho é preciso aprender continuamente e adaptar-se às oportunidades e às mudanças.

4 fatores influenciadores de mudanças no mercado de trabalho

Estes fatores foram decisivos para a nova configuração do mercado de trabalho e para determinar as diferenças entre as carreiras atuais e as antigas.

1 - Agilidade - Nunca foi tão importante para as empresas. As menores costumam ser mais ágeis e eficientes do que muitos gigantes corporativos.

2 - Tendências corporativas - Fusões e aquisições têm grande influência nas carreiras.

3 - Avanços tecnológicos - Mudaram a maneira como as pessoas trabalham e se relacionam. Aumentaram a produtividade e facilitaram a comunicação.

4 - Era da informação – Hoje as carreiras são bem mais dinâmicas do que na era industrial.

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Outro ponto em que houve mudança significativa foi no formato das carreiras que antes eram lineares, atualmente são mais dinâmicas com muitos caminhos possíveis, o que possibilita o profissional crescer bem mais e preparar-se melhor para o novo. Ao longo da carreira, é provável que você:

●  Exerça funções diferentes em áreas distintas;
●  Escolha caminhos variados para trilhar;
●  Busque diversos tipos de capacitação;
●  Adapte-se a diferentes oportunidades.

Quanto mais competências você adquirir, mais será valioso para o mercado e aumentará as suas chances de realização.

O olhar das empresas sobre o talento humano também mudou. O que elas procuram atualmente? Elas querem um colaborador comprometido com os resultados da empresa. Que tenha flexibilidade e adapte-se com facilidade às mudanças. Interessado em capacitar-se continuamente.

As mudanças, ao longo da carreira, representam oportunidades para melhorar suas competências, identificar novas áreas e funções em que você esteja apto e incentivar o seu desenvolvimento profissional.

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As etapas que não podem faltar no gerenciamento de carreira

Agora, como fazer para gerenciar a carreira de forma adequada e com melhor desempenho? Algumas etapas são necessárias, como: autoconhecimento, conhecimento das oportunidades de desenvolvimento e associação das oportunidades às suas principais competências ou aptidões.

Conhecer-se é essencial. Faça sempre uma reflexão sobre o que mais gosta de fazer no trabalho, o que considera mais importante e o que melhor faz. Dessa forma irá identificar:

Interesses profissionais - Podem mudar e serem percebidos de maneiras diferentes ao longo do tempo. Geralmente estão baseados em diferentes tipos de atividades profissionais, como na aplicação de conhecimentos e habilidades, no trabalho com pessoas e no interesse de influenciar pessoas.

Prioridades no trabalho - Depende do que considera ser importante: relacionamento, financeiro, estilo de vida, carreira ou aquisição intelectual. Identificá-las o direciona ao trabalho que o satisfaça, que gere oportunidades de desenvolvimento profissional mais adequadas e concilie suas prioridades às atividades disponíveis.

Principais competências – Saber quais se destacam na sua experiência em algumas áreas e capacitar-se a oportunidades diferentes.

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Competências e oportunidades precisam estar alinhadas

Para aproveitar uma oportunidade, organize-se e identifique as competências que você já possui e que são necessárias a ela, as que precisa aprimorar e as que você precisa adquirir. Não vai desperdiçá-la, certo? Pense em aspectos diferentes, como habilidades manuais e com as palavras, facilidade para lidar com números, competências relacionadas à liderança e outras. Essas são chamadas de competências transversais, elas são aplicáveis a diferentes atividades no trabalho.

Suas competências podem ser úteis em diferentes atividades profissionais:

●  Quando exercer uma liderança;
●  Na comunicação;
●  Na interpretação;
●  E, por último, na organização de informações.

Características das competências: aprimoradas ou adquiridas

Você já sabe o quanto é importante aprimorar suas competências para seu desenvolvimento profissional. Refletir sobre elas também faz parte desse crescimento e identificar suas características para a melhor aplicação. Então, observe se existem escalas de competência, se há atividades que requeiram níveis de competência específicos e se elas podem ser aprimoradas ou adquiridas.

As competências são as características mais maleáveis, ou seja, elas podem ser aprimoradas ou adquiridas mais facilmente, diferente dos interesses e prioridades.

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Ganhe eficiência com o mapa da situação pessoal

Ter o seu perfil bem definido vai ajudá-lo a tomar decisões. Mas, como fazer isso? Com a identificação dos seus interesses profissionais, prioridades e competências, você terá um mapa da sua situação pessoal e poderá gerenciar sua carreira com mais eficiência. Nesse mapa terão indicadas as suas habilidades, os desafios que deseja encarar, o que o financeiro representa para você, os seus novos conhecimentos e o seu planejamento.

Um exercício interessante a ser feito e que vai enriquecer o seu mapa é comparar o que você conhece sobre si mesmo com o que outras pessoas no trabalho e em seus círculos de amizade pensam sobre você.

Do autoconhecimento ao resultado positivo

Com a etapa de autoconhecimento concluída, você saberá os tipos de atividades no trabalho que mais gosta de desempenhar, o que atende às suas prioridades e as competências necessárias para exercê-las.
Como hoje o mercado de trabalho é muito dinâmico, ao longo da sua trajetória profissional, o que atualmente é prioridade para você, talvez daqui a algum tempo não seja mais.

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Não tem como ser diferente, as oportunidades de desenvolvimento da sua carreira precisam estar alinhadas ao que deseja e você deve preparar-se para alcançá-las. Isso reflete a necessidade da adequação de cada oportunidade ao seu perfil e também de avaliar a contribuição que ela pode dar para sua carreira.

Tire o máximo de proveito dos desafios que surjam. E lembre-se de que os que requerem aprimoramento ou a aquisição de novas competências são aqueles que oferecem melhores chances de desenvolvimento de sua carreira, pois irão fazer com que fique melhor preparado e alcance resultado positivo.

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