LRSversusLMS_01

 

Entenda tudo sobre as duas tecnologias

Com tantas opções tecnológicas para a implementação de um e-learning, muitos podem ficar confusos sobre qual a melhor solução a ser adotada. Cada sistema, plataforma de ensino etc., possui suas particularidades e muitas vezes não excluem outras plataformas.

Uma tecnologia que gera bastante dúvida é a LRS, que usada juntamente com um LMS torna o EAD ainda mais poderoso. Neste artigo vamos explicar o que é o LRS e por que ele deve ser usado com o LMS. Confira!

LRSversusLMS_02O que é um LRS?

O LRS (Learning Record Store), é um novo sistema que é usado para coletar, armazenar e recuperar experiências de aprendizagem das pessoas. Ao armazenar as experiências do aluno, o LRS permite que os dados sejam apresentados de uma maneira acessível e fácil de interpretar.

Um LRS usa API para coletar os dados do aluno de fontes on-line e off-line. Essas experiências são relatadas aos LRS e são armazenadas, podendo posteriormente serem recuperadas para gerar relatórios. Um bom LRS possui painéis de controle e relatórios construídos para esses fins.

O LRS pode substituir o LMS?

Diante de tal solução, muitos devem estar se perguntando se tendo um LRS, é necessário ter um LMS. A resposta é sim! Ambos os sistemas possuem diferenças significativas, e um não substitui o outro.

 A principal diferença entre estes dois sistemas é que o LRS é principalmente um local para acompanhar e armazenar os dados dos alunos. Já o LMS tem por função principal gerir todas as suas necessidades de aprendizagem e cursos, podendo gerar relatórios por meio do próprio LMS ou ainda encaminhar os dados para um LRS. É importante ficar claro que um LRS não substitui um LMS e vice-versa.

LMS ou LRS: entenda que isso não é uma competição tecnológica

Há certa cultura de que o LMS compete com o LRS, porém isso não é verdade. Tratam-se basicamente de tecnologias diferentes, com diferentes finalidades. Na realidade, o caminho é inclusive a integração entre estas duas tecnologias, para obter o melhor e-learning!

Um grande sistema de gerenciamento de aprendizagem deve trabalhar de forma isolada. Dependendo da natureza da sua organização, um LMS pode entregar mais valor por meio de integração com as aplicações existentes.

É possível integrá-lo a redes sociais internas e externas (Twitter, Linkedin etc.), com o Microsoft Azure AD, com o Google Analytics, com o Paypal... e também com o LRS! Todas essas integrações devem ser feitas partindo do princípio que a aprendizagem será facilitada e melhorada.

A Integração do LMS com o LRS potencializará a coleta e análise de dados, possibilitando inclusive dados e relatórios mais rápidos e fáceis de interpretar. Assim, a sua universidade corporativa terá toda a flexibilidade e poder de gestão de um LMS junto com a poderosa coleta e interpretação de dados, além de interfaces fáceis de serem interpretadas que um LRS pode fornecer.

Resumidamente, para o ensino a distância não há limites em querer proporcionar uma boa experiência de aprendizagem voltada para resultados. As tecnologias disponíveis são grandes facilitadoras de muitos caminhos diversificados e todas podem andar de mãos dadas quando o objetivo é potencializar o ensino.

Nosso conteúdo te interessou? Deixe seu comentário! Fique atendo à nossa grade de webinars.

    Assine a news da Fábrica!

    Postagens mais lidas