post#150

Então você está pronto para fazer um vídeo, mas não sabe exatamente por onde começar. 

Nós disponibilizamos aqui um guia passo a passo que poderá ajudar a trazer suas ideias para a realidade e criar vídeos que gerem engajamento, eduquem e inspirem.

post#150b


Primeiro Passo: Determine suas necessidades respondendo estas perguntas

  •     Qual a sua mensagem?
  •     Qual público deseja atingir?
  •     O que deseja que seu público faça?
  •     Onde seu vídeo será assistido e em que contexto?
  •     Como será medido o sucesso da ação?

Fabricadecursos_20150-fazendo-seu-próprio-vídeo-um-guia-para-iniciantes02

Segundo passo: Crie um esboço do conteúdo ou um resumo criativo
No processo de criação do vídeo é fundamental que todos estejam a paro das informações antes de ir adiante. Resumir o conteúdo é uma forma parecida de fazer uma apresentação em PowerPoint, com informações básicas que deseja se comunicar. Foco nos objetivos, tópicos e conclusões assim como as responsabilidade dos envolvidos em cada etapa do projeto e qualquer prazo.

post#150c

Terceiro passo: Discussão de novas idéias
Pense em quais situações podem ocorrer para que seu vídeo possa ajudá-lo a trazer seus pontos principais internamente, tendo em mente o seu público e experiências. Determine seus personagens, locais e adereços. Qual é o nome do seu personagem principal? O que acontece com eles ao longo do vídeo? Como você pode usar sua experiência para educar seu público e impulsioná-lo a ação?
A medida que vai criando seu cenário, lembre-se de três pilares do storytelling:

  •     Protagonista - o agente da mudança
  •     Antagonista - o resistente à mudança
  •     Ponto de vista do personagem ou vítima - o indivíduo muda de acordo com os acontecimentos da história.

Fabricadecursos_20150-fazendo-seu-próprio-vídeo-um-guia-para-iniciantes03

Quarto Passo: Escreva seu roteiro e desenvolva seu storyboard
Para o seu roteiro, lembre-se que há uma diferença entre bom copywriting e bom scriptwriting. Seu roteiro de vídeo deve soar pessoal. Leia em voz alta para se certificar de que soa e se parece com uma conversa. Seja detalhado no que deve acontecer no vídeo, mas mantenha o diálogo breve. Um storyboard é a representação gráfica de como seu vídeo se desdobrará, foto por foto. Levando alguns minutos a mais para a elaboração do storyboard irá fazê-lo economizar mais tempo mais adiante.

Fabricadecursos_20150-fazendo-seu-próprio-vídeo-um-guia-para-iniciantes05

Quinto Passo: Adicione música e efeitos sonoros
A utilização de som oferece uma experiência de visualização mais rica, seja o som associado a uma determinada ação, como abrir uma lata de refrigerante ou uma peça de música para definir o ambiente para uma cena. Quando você considera sonorização, não é somente a escolha de uma faixa de música. Qual a necessidade de atenção que o espectador precisa ter em relação ao diálogo? Você não quer que o som intervenha nas informações que são mais técnicas e detalhadas, mas uma boa sonorização pode destacar outros conceitos. Escolha músicas que se encaixem no clima da sua história e seu público-alvo, e por último, certifique-se de que você tem os direitos para utilização desta música. Compre-o ou certifique-se de que ele está em domínio público.

Fabricadecursos_20150-fazendo-seu-próprio-vídeo-um-guia-para-iniciantes04

Sexto Passo:  Adicione dublagem
Adicionar dublagem pode às vezes ser a parte mais difícil, mas não precisa ser! Para tornar as coisas mais fáceis, espere para fazer no para o último momento, desde que seu roteiro possa ser alterado à medida que você cria o conteúdo. Quando estiver tudo pronto para adicionar voz e narração, você tem duas opções: contratar um dublador ou pode fazer sozinho. Com serviços disponíveis no mercado, você pode escolher o seu artista online, enviar o seu roteiro e ter o retorno dentro de  algumas horas. Para fazer uma gravação por conta própria, sugerimos usar um microfone com USB simples e gravar em um programa de áudio gratuito, para que você possa ajustar os níveis e remover pausas.

Oba! Workshop 0800 da Fábrica!

Assine a news da Fábrica!

Postagens mais lidas

SCOPE @Fábrica de Cursos