canva-image-2

Seja você um novato ou designer instrucional (ID) com grande experiência, você precisa de ferramentas de e-learning que te ajudem na produção dos seus cursos. Fizemos uma lista dos melhores recursos e softwares de design instrucional, organizados por categorias. Confira a nossa lista!

 

Ferramenta de autoria para e-learning

Uma ferramenta de autoria para desenvolvimento de cursos é um dos principais softwares para um designer instrucional. Com ela, você pode criar cursos interativos a partir do zero ou transformar materiais de treinamento, de conteúdos de cursos já existentes em cursos e-learning. Por isso, esse é o grupo no topo da nossa lista!

 

iSpring Suite

O pacote iSpring Brasil é um kit de ferramentas completo, projetado para criar rapidamente cursos online a partir do PowerPoint. Ele permite a criação de telas, quizzes, apresentações em vídeo e simulações. E tudo isso com o apoio da Fábrica de Cursos, que oferece a certificação oficial iSpring para que você fique 100% confortável com todos esses recursos. 

Além da licença iSpring e da certificação oficial iSpring, você terá um template desenvolvido pelo nosso time de inovação,  de forma customizada, para atender aos requisitos do seu projeto ou organização. Ou seja, seu primeiro e-learning já será com aquele look totalmente profissional, com a qualidade da Fábrica.

Com o iSpring, você também pode converter seus manuais e livros do Word, PDF e PPT em e-books interativos em apenas alguns cliques.

191050_ispring

 

Articulate 360

O Articulate 360 é um pacote de nove ferramentas, três das quais são criadas especialmente para a criação de cursos: Studio 360, Storyline 360 e Rise. Ele permite que você crie qualquer tipo de conteúdo e-learning, desde cursos com lições simples a projetos mais interativos complexos.

191050_articulate

 

Adobe Captivate

O Adobe Captivate é um software de autoria para produção de e-learning que é perfeitamente adequado para a criação de cursos interativos complexos. Possui ótimos recursos para criar vídeos interativos, capturar tutoriais para  simulações de software, mas exige uma curva de aprendizado acentuada.

191050_captivate

 

DomiKnow ONE

O DomiKnow ONE combina o software de autoria no modelo “tradicional” de cursos online com recursos de autoria bem mais robustos, com captura de tela e simulação de software em um sistema integrado. Seu look and feel é bem Microsoft, o que pode ser um facilitador para designers instrucionais iniciantes.

191050_domiknow

 

Lectora Inspire and Lectora Online

O Lectora é uma ferramenta que já está há bastante tempo no mercado EdTech e, recentemente, lançaram uma versão HTML5 baseada em nuvem chamada Lectora Online, que permite criar conteúdo de e-learning totalmente responsivo. 

O Lectora o ajudará a criar cursos baseados em mídia e questionários, mas você precisa ser um designer instrucional experiente para trabalhar com esta ferramenta.

191050_lectora

 

Ferramentas de Mapa Mental

Ao planejar um projeto de e-learning, você precisa organizar seus pensamentos e colocá-los na mesa para discussão. O mapeamento mental é uma maneira eficaz de anotar seus pensamentos e representá-los visualmente. 

Aqui, indicamos algumas ferramentas de mapa mental para ajudar você a decidir qual é ideal para você.

 

XMind

O XMind é uma ferramenta completa de mapeamento mental e brainstorming que o ajudará a coletar suas ideias e criar uma estrutura lógica. Você pode exportar seu mapa mental para diferentes formatos, incluindo PDF, TXT, HTML, JPEG e muito mais. Além da estrutura do mapa mental, o XMind também oferece gráficos em árvore, lógica e espinha de peixe.

191050_xmind

Outras alternativas: Mindmeister, iMindMap, SpiderScribe

 

Ferramentas de Apresentação

Apresentações de slides é uma das formas mais comuns de oferecer treinamento corporativo. Com uma boa experiência como designer instrucional, associando os recursos avançados dos softwares de apresentação, você pode criar materiais de aprendizagem interessantes e que ajudarão seus alunos a obter resultados reais. Você provavelmente já conhece essas ferramentas, mas elas não poderia estar fora da nossa lista.

 

Microsoft PowerPoint

O PowerPoint é o software de design instrucional mais popular pois permite criar e mostrar telas em vários formatos. Você pode combinar texto, gráficos e conteúdo multimídia para criar apresentações profissionais. Além disso, você pode tornar as apresentações ainda mais interativas com efeitos de animação e configurar a navegação usando hyperlinks.

191050_ppt

 

Prezi

O Prezi é uma ferramenta baseada na Web para criar apresentações (chamadas de prezis). É similar ao Microsoft PowerPoint, mas possui alguns recursos exclusivos. Por exemplo, você pode adicionar planos de fundo 3D e importar arquivos PDF nos seus prezis.

191050_prezi

 

Ferramentas gráficas

Apresentar um  conteúdo visual é uma maneira fácil de aprimorar o e-learning. Se você quer gastar menos tempo na elaboração de gráficos ou não possui habilidades suficientes para trabalhar com editores de fotos complexos como o Photoshop, use ferramentas simples que produzem ótimos recursos visuais sem a necessidade de muito conhecimento em design. O melhor aqui é que a maioria delas é grátis.

 

Paint.net

O Paint.NET é um software gratuito de edição de imagens e fotos para o Microsoft Windows. Possui uma interface de usuário intuitiva e o conjunto básico de recursos necessários para um designer instrucional. O Paint.NET inclui ferramentas para desenhar formas, a ferramenta Gradiente, a Varinha Mágica, muitos efeitos especiais, como suporte para camadas e muito mais.

191050_paint

 

Blipshot

O Blipshot é uma ferramenta de captura de tela rápida e simples. Ele permite que você tire uma captura de tela de uma página da web inteira em apenas um clique. Você pode arrastar e soltar a captura de tela ou clicar com o botão direito do mouse para salvá-la como um arquivo PNG. Esta é uma extensão para o Google Chrome que funciona no Windows, Mac e Linux.

191050_bilshot

Outras alternativas: Nimbus, Lightshot, qSnap

 

Figma

Figma é um software de design baseado em nuvem. Ele fornece todas as ferramentas necessárias para a fase de design de um projeto, incluindo ferramentas vetoriais, recursos de prototipagem e geração de código. Com ele você pode compartilhar projetos com seus clientes sem que eles precisem baixar qualquer software para visualizar ou editar. O Figma é uma ótima solução para designers instrucionais avançados.

191050_figma

 

Background Burner

Background Burner é um serviço gratuito para remover o fundo de qualquer foto com um único clique. Você não precisa selecionar manualmente as camadas de segundo plano / primeiro plano para separá-las. O serviço funciona 100% de forma automática.

191050_backgound

 

Infogram

O Infogram é uma plataforma muito fácil de usar para visualização e infográficos. Possui opções para criar e compartilhar infográficos profissionais, relatórios on-line, gráficos digitais, mapas interativos, painéis e recursos de mídia social. O Infogram possui um editor intuitivo de arrastar e soltar que converte os dados dos usuários em infográficos que podem ser publicados, incorporados ou compartilhados.

191050_infogram

 

Imgflip

O Imgflip ajuda a dar um up no seu projeto estático, criando movimento e  humor. É uma ferramenta simples de usar que permite criar suas próprias imagens GIF relacionadas ao seu conteúdo de e-learning. Você pode criar GIFs animados a partir de arquivos de vídeo, Youtube e imagens.

191050_imgflip

 

Photocopa

Geralmente, uma foto ou conjunto de fotos devem dar apoio ao conteúdo do seu curso de e-learning e é importante encontrar cores que complementam as imagens. Você pode fazer isso com o Photocopa, que cria uma paleta de cores com base nas suas fotos.

191050_photocopa

 

Comic Life 3

Comic Life 3 é um aplicativo para designers instrucionais que querem criar cursos e-learning em formato de quadrinhos. A ferramenta tem tudo para criar quadrinhos super variados: fontes, modelos, painéis, balões, legendas e letras.

191050_comic

 

Banco de imagens: Plataformas de compartilhamento de imagens e fotos

Se você não quiser criar gráficos por conta própria, poderá baixar imagens prontas das mais variadas plataformas de compartilhamento de fotos, conhecidas como banco de imagens.

Há uma grande variedade de belas imagens, gráficos vetoriais e ilustrações artísticas de alta qualidade, que ajudarão você a Conteúdo de e-learning mais envolvente.

 

Unsplash

O Unsplash fornece acesso a milhares de fotos gratuitas com uma licença Creative Commons livre. Isso significa que você pode usar as imagens e editá-las gratuitamente, sem pedir permissão ao fotógrafo ou site.

191050_unsplash

Conheça outras opções aqui no nosso post “10 lugares incríveis para encontrar imagens gratuitas para seu e-learning”. 👇

10 lugares incríveis para encontrar imagens gratuitas para seu e-learning

 

Outras alternativas: Pexels, Pixabay, Graphicstock, FreeImages.uk

 

Microsoft Clipart Library

O Microsoft Clipart Library apresenta uma seleção de 40 clip-arts da Microsoft para você escolher o mais adequado em cada um dos seus cursos de e-learning.

191050_clipart

 

Flaticon

O Flaticon é a maior ferramenta de ícones gratuitos disponíveis nos formatos PNG, SVG, EPS, PSD e BASE 64. Nele você acessa 1.649.000 ícones vetoriais e poderá editar seu tamanho, posição e cores.

191050_flaticon

Ferramentas alternativas: The Noun Project, Font Awesome, IconPharm

 

Google Fonts

O Google Fonts é uma biblioteca de 915 fontes licenciadas. Todas as fontes são liberadas sob licenças de código-fonte aberto, permitindo o uso pessoal e comercial.

191050_googleFonts

Ferramentas alternativas: Freebiesbug, 1001 Free Fonts, DaFont, Font Bundles

 

Ferramentas de vídeo

Os vídeos de treinamento são muito mais interessantes do que manuais e ou slides simples. Com um software de criação de vídeos você pode gravar tutoriais, palestras e apresentações gravação de voz, por exemplo, explicando o conteúdo.

 

Free Cam

Free Cam é um simples gravador de telas do Windows. Ele fornece um conjunto completo de recursos para criar aulas de vídeo com aquele look profissional, pois possibilita selecionar uma área de gravação, gravar uma narração e sons do sistema e destacar o cursor do mouse. Você pode salvar screencasts na sua área de trabalho ou compartilhar diretamente no YouTube.

191050_freeCam

 

iSpring Cam Pro

O iSpring Cam Pro é um estúdio de vídeo avançado para a criação de treinamentos em vídeo. Com esta ferramenta, você pode gravar cursos em vídeo com resultado profissional, vídeos com instruções e tutoriais de software. Ao fazer aulas de vídeo, pode ser necessário adicionar títulos, legendas, fazer anotações, fazer narrações, criar um quadro congelado e muito mais. O iSpring Cam Pro ajudará você a fazer tudo isso da maneira mais rápida e fácil possível.

191050_ispringCamPro

 

Ferramentas e bancos de áudio

Incluir áudio no treinamento é uma ótima maneira de aumentar o engajamento dos alunos e mantê-los mais ativos no processo. Selecionamos algumas ferramentas que ajudarão você a criar áudios para seus cursos de e-learning. E, como bônus, vamos indicar uma plataforma onde você pode encontrar faixas de música gratuitas.

 

Audacity

O Audacity é um software multiplataforma gratuito para gravar e editar áudio. Com esta ferramenta, você pode gravar áudio ao vivo, cortar, copiar ou misturar sons juntos, alterar a velocidade ou o tom de uma gravação e muito mais.

191050_audacity

 

Watson Text to Speech

O Watson Text to Speech converte automaticamente o texto escrito em áudio com som natural. Este serviço é uma ótima solução para designers instrucionais que não desejam dar voz aos cursos ou contratar um dublador profissional. Está disponível em 13 vozes em 7 idiomas.

191050_watson

 

BBC Sound Effects

O BBC Sound Effects é uma biblioteca de 16.000 amostras de áudio, que podem ser transmitidas ou baixadas no formato WAV e podem ser usadas para fins pessoais, educacionais ou de pesquisa. Os sons incluem pessoas andando, uma caixa registradora, multidão aplaudindo, um motor de carro e muito mais.

191050_bbc

Ferramentas alternativas: Synthopia, SampleSwap, SampleFocus, FreeSound

 

Ferramentas interativas

A aprendizagem baseada em jogos oferece muitas vantagens. Essa é uma experiência motivacional, desafiadora e divertida que pode prender a atenção dos alunos por mais tempo e aumentar a retenção de conhecimento. Reunimos uma lista de ferramentas interativas de aprendizado que ajudarão você a tornar seu treinamento ainda mais eficaz.

 

Kahoot

Kahoot é uma plataforma de aprendizado baseada em jogos. Permite criar jogos divertidos de aprendizado (chamados kahoots) em minutos. Você pode fazer testes e quizzes sobre qualquer assunto em qualquer idioma. O formato você decide! Por exemplo, você pode adicionar vídeos, imagens e diagramas às suas perguntas.

191050_kahoot

 

Ferramentas de pesquisa

As ferramentas de pesquisa são fundamentais para a pesquisa de reação do usuário. A pesquisa pode ser aplicada também como um pré teste para ajudar a definir as metas de aprendizado e a entender as expectativas dos alunos. A pesquisa pós-treinamento é uma etapa final que o ajudará a identificar quais atividades os alunos mais gostaram, com o que lutaram e quanto aprenderam. Se você possui uma ferramenta de autoria, pode criar pesquisas diretamente no criador do curso. Caso contrário, você pode usar uma das seguintes ferramentas:

 

Surveymonkey

O SurveyMonkey é um software on-line em nuvem que permite produzir diferentes tipos de questionários. Você pode usar modelos padrões oferecidos pela plataforma ou criar pesquisas personalizadas, enviá-las aos alunos e monitorar os resultados em tempo real.

191050_surveymonkey

Outras opções: Google Surveys, Typeform, Zoho Survey, Survey Planet

 

Ferramentas de PDFs e flipbooks

Os documentos PDF nem sempre são projetados para serem compatíveis com os leitores de tela. Transformá-los em um flipbook pode ser uma experiência mais confortável para o seu aluno. Os PDFs se adaptam automaticamente ao tamanho e orientação da tela, sendo assim, mais fácil lê-los em tablets e smartphones.

 

iSpring Flip

Com o iSpring Flip, você pode transformar rapidamente documentos do PowerPoint, PDF e Word em e-books mais atraentes, com um efeito de flipbook. Após a conversão, todas as fontes, imagens, links, referências e elementos de navegação são preservados. 

191050_ispringFlip

Outras opções: Yumpu, Flipping book, FlipCreator e Issuu

 

SmallPDF

O SmallPDF é uma plataforma para converter e editar arquivos PDF online. Você pode converter arquivos do Word, PPT e Excel de e para PDF, compactar, remover páginas, adicionar texto, formas, imagens e anotações, extrair imagens e muito mais.

191050_smalPdf

 

Ferramentas de Gerenciamento de Projetos

Seja você um designer instrucional frela ou parte de uma equipe grande, é provável que precise de algumas ferramentas para você  ser mais organizado e produtivo. Confira o que há de especial em cada uma delas e encontre uma solução que melhor atenda aos seus requisitos.

 

Trello

O Trello é conhecido pela forma de visualização das tarefas do projeto. Inclui quadros, listas e cartões que ajudam a organizar seu projeto e acompanhar todos os seus aspectos de uma maneira visual rápida, conhecida como Kanban. A ferramenta é multiplataforma e sincroniza toda a informação gerada, para que você possa usá-la onde quer que acesse.

191050_trello

 

Google Calendar

O Google Agenda é um serviço de agendamento e gerenciamento de tempo. Ele permite que você acompanhe facilmente sua programação diária criando tarefas, lembretes e eventos. Você pode compartilhar suas agendas com outras pessoas e até criar agendas de equipe.

191050_googleCalendar

 

Tomato Timer

O Tomato Timer é um timer online que utiliza a técnica Pomodoro. A técnica Pomodoro usa um timer para dividir o trabalho em intervalos de 25 minutos (pomodori), separados por intervalos curtos. É baseado na ideia de que intervalos frequentes melhoram a agilidade mental. O Tomato Timer permite definir horários personalizados, com tom de áudio e volume.

191050_tomato

 

Ferramentas de comunicação e compartilhamento

Muitos designers instrucionais trabalham remotamente, de forma assíncrona ou em fusos horários diferentes, com seus clientes. Mas o DI e o cliente devem sempre manter contato para que os projetos não saiam dos trilhos. Você pode fazer isso facilmente usando as algumas das nossas sugestões de ferramentas de comunicação:

 

Skype

O Skype permite chamadas e mensagens de áudio e vídeo entre vários dispositivos. Você também pode compartilhar facilmente apresentações ou qualquer coisa na tela durante uma chamada, gravar chamadas do Skype. Além disso, pode usar legendas ao vivo para ler as palavras que são faladas.

191050_skype

 

Slack

O Slack é uma ferramenta de colaboração usada por equipes remotas. Ele suporta mensagens diretas e mensagens em grupo, além de conferências de áudio e vídeo. Uma de suas principais características é um mecanismo de pesquisa avançado. Você pode pesquisar tudo nos tópicos e documentos da mensagem para encontrar rapidamente as informações que procura.

191050_slack

 

GoToMeeting

O GoToMeeting tem tudo para ser o host da sua reunião na web. Você pode iniciar uma reunião de qualquer lugar, em qualquer dispositivo. Ele também possui alguns outros recursos, como a capacidade de entregar o controle do seu computador e a gravação com um clique.

191050_gotomeeting

 

Google Drive

O Google Drive é um local seguro para armazenar arquivos e colocá-los ao alcance de qualquer dispositivo. Ele permite que os usuários armazenem arquivos nos servidores do Google, sincronizem arquivos entre smartphones e computadores e compartilhem documentos. Você pode convidar outras pessoas facilmente para visualizar, editar ou deixar comentários em qualquer um dos seus arquivos ou pastas.

191050_googleDrive

 

Fontes de inspiração e recursos EdTech

 

Além das ferramentas de software de design instrucional, é provável que você precise de recursos para se inspirar. Felizmente, você não está sozinho! Aqui estão três recursos on-line que você pode adicionar aos favoritos se estiver procurando inspiração e quiser desenvolver suas habilidades de designer instrucional.

 

e-learning Industry

O e-learning Industry é um blog abrangente sobre aprendizado digital e design instrucional. Ele oferece muitos artigos interessantes e instigantes sobre tendências, estratégias e software de e-learning, e-books gratuitos e seminários on-line.

 

The e-learning Guild

O e-learning Guild é outro site em que os profissionais EdTechs podem compartilhar seus conhecimentos, experiência e ideias para criar melhores experiências de treinamento. Os hosts organizam várias conferências, incluindo DevLearn, Learning Solutions e Realities360, muitas já tiveram a participação dos heads aqui da Fábrica de Cursos, que tiveram seus cases de projetos brasileiros selecionados. Uma honra para todos nós! Confira algumas dessas participações!

 

Academia da Fábrica de Cursos

Outra opção bem legal é você acessar os conteúdos da Academia da Fábrica. No mercado EdTech desde 1998 a Fábrica oferece conteúdos relevantes para a comunidade EdTech através de e-books, checklists, webinars, workshops e muito mais. Aproveite para assinar a newsletter e não perder nenhuma das novidades semanais que são publicadas.

Agora que você já conta com as ferramentas mais incríveis para acelerar seu projeto e-learning, acompanhe os próximos posts com cada um dos 6 passos dessa jornada incrível para se tornar um designer instrucional de sucesso! E se você perdeu o outros posts da série, acesse aqui 👇

New call-to-action

 

E claro, você é nosso convidado para participar do ecossistema incrível do Rapid Learn. Seja sócio! 👇

New call-to-action

    Assine a news da Fábrica!

    Videocast do Rapid Learning: A solução ideal para você!

    Postagens mais lidas

    New call-to-action
    Videocast do Rapid Learning: A solução ideal para você!