863x192.191040.4.Passo6_Acompanhe_as_tendencias_de_DI_e_de_e-learning (1)

Um designer instrucional ou designer educacional, como tem sido chamado mais recentemente, deve sempre manter-se atualizado e observar dois pontos fundamentais: as tendências em design instrucional e em tecnologia educacional. 

Na verdade, é difícil separá-los, pois eles caminham bem próximos. 

O primeiro tem como foco as populares abordagens e estratégias educacionais, como aprendizado baseado em vídeo ou o potencial do mobile para educação, por exemplo, enquanto o segundo é focado em tecnologias mais emergentes, como realidade aumentada, virtual e inteligência artificial.

Para o acompanhamento das tendências EdTech, você pode procurar novas áreas e habilidades que deseja atualizar ou manter o conhecimento constante e encontrar novas maneiras de tornar as experiências de aprendizado ainda mais efetivas.

Além do óbvio, que vimos nos post anteriores, quando sugerimos o acompanhamento dos IDs de referência do mercado EdTech, seus blogs e blogs conceituados, como a Academia da Fábrica de Cursos, existem quatro fontes de conhecimento "moderno" que você não pode ignorar:

  1. Uma das coisas mais simples que você pode fazer é encontrar especialistas nas mídias sociais, incluindo aí o LinkedIn e Twitter, e acompanhar o que eles estão postando.
  2. Junte-se a organizações profissionais como o ATD e o The e-learning Guild. Siga-os nas mídias sociais e leia seus sites e aproveite os muitos eventos, alguns gratuitos, para se manter atualizado.
  3. Participe de conferências no setor de e-learning e treinamento, onde você poderá conhecer outros profissionais. Assista às apresentações informativas e veja as demonstrações dos produtos. Os webinars estão em alta. Participe! Troque experiências! Mas fique atento aos eventos essencialmente comerciais e, muitas vezes, tendenciosos. 
  4. Crie uma "comunidade de prática", pode ser até um grupo do WhatsApp ou Meetup, com colegas de trabalho que pensam da mesma maneira ou profissionais de e-learning em sua área. Realize reuniões regulares ou seminários on-line para discutir idéias, livros, tendências e novos produtos, e ajude-se a se manter informado sobre o que é o quê.

Você pode tentar tudo isso, mas precisa ter cuidado com a onda do marketing e a sedução quanto às novidades.

Já existem muitos mitos, completamente sem fundamentos, sobre aprendizado, e o entusiasmo com a nova tendência tem pode desviar sua atenção - ou seja, mantenha o foco no prático e objetivo!

Mas claro, tenha a mente aberta para novas tendências, mas também seja cético. O senso crítico é fundamental para que você analise se tudo é realmente válido e deve ser considerado.

Pesquise evidências antes de assumir opiniões ou informações de terceiros. Alguns pesquisadores sobre EdTech, como o Dr. Will Thalheimer (e outros) são ótimos para ajudar você fazer esse filtro.

Uma carreira em design instrucional pode ser difícil e confusa no início do seu trajeto, mas certamente é emocionante poder impactar outras pessoas de forma transformadora, com a educação.

 

Resumindo

Aprender os diferentes modelos e estratégias EdTech será a base da  espinha dorsal de seus cursos e-learning e te ajudará a criar conteúdo mais atraente, engajador e eficiente.

Estudar a psicologia, os comportamentos do aluno adulto e explorar as teorias de aprendizagem te ajudará no desenho de projetos e-learning que ofereçam experiências mais significativas.

Juntamente com o desenho da estratégia do seu conteúdo, você precisa adquirir habilidades tecnológicas para determinar, dentre as muitas possibilidades, quais as melhores ferramentas EdTech para atender aos específicos requisitos de cada projeto.

Um portfólio de ID perfeito deve se concentrar no tipo específico de trabalho que você deseja realizar e incluir demos de e-learning com o detalhamento do seu escopo.

Seguir alguns dos principais blogs de designers instrucionais é uma maneira muito eficaz de expandir seu conhecimento sobre ID e manter o lifelong learning.

Acompanhando as tendências EdTech você estará apto a determinar as melhores estratégias, buscando alternativas, oferecendo novas maneiras de tornar as experiências do aprendizado ainda melhores.

 

Este é o último post da série. Esperamos que nosso pequeno guia ajude, não só no início da sua carreira, mas também para avançar, a cada etapa, rumo ao potencial que todos nós temos. 

 

Acompanhe todos os posts com cada um dos 6 passos dessa jornada incrível para se tornar um designer instrucional de sucesso! E se você perdeu o outros posts da série, acesse aqui 👇

New call-to-action

 

Se quiser participar do nosso ecossistema colaborativo, garanta a sua vaga no nosso próximo workshop e seja um Rapid Partner certificado! 👇

New call-to-action

    Assine a news da Fábrica!

    Videocast do Rapid Learning: A solução ideal para você!

    Postagens mais lidas

    New call-to-action
    Videocast do Rapid Learning: A solução ideal para você!