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Se você deseja entregar bons conteúdos, mantendo seus alunos engajados e motivados, é necessário entendê-los.  Confira o 2º, dos 6 passos, para se tornar um designer instrucional de sucesso!

 

Você deve entender como eles consomem e compreendem as informações, o que os leva a melhores resultados de aprendizado e, ao mesmo tempo, o que pode ser um ponto de atenção, como uma distração, por exemplo.

 

Se você promove treinamentos na sua organização, comece a explorar a psicologia e os comportamentos do seu colaborador, em geral, um aluno adulto médio, mas lembre sempre das diferentes gerações que compõem a sua organização.

 

Sabemos que não existe uma abordagem única de aprendizado que funcione para todos, embora existam algumas genéricas comuns a todas as pessoas que você deva conhecer e aproveitar, para aplicá-las:

  • Os colaboradores, em geral, têm uma vasta experiência e já aprendem a aprender há algum tempo. Eles querem ser ouvidos - aproveite o protagonismo de cada um.

  • Eles aprendem melhor quando há mais e melhores oportunidades para que reflitam e internalizem o aprendizado.

  • Eles não estão acostumados serem comandados na construção do seu caminho na aprendizagem. Eles querem ser respeitados por sua experiência e tomada de decisões. O ideal é que eles possam contribuir com sua experiência e conhecimento em um ambiente de aprendizado colaborativo, onde todos ganham, ao invés de apenas estarem passivos na missão de absorver o conteúdo.

  • Os colaboradores precisam de objetivo ou motivação para o aprendizado, seja para tornar um processo mais eficiente, através de um novo fluxo de informação, até um novo conhecimento que possa ajudá-los a alcançar objetivos, o desenvolvimento das suas atividades atuais, ou até a preparação para uma nova função.

  • Eles querem que suas ideias e seu conhecimento sejam incorporados aos processos. Eles querem se envolver!

  • Muitos colaboradores são autodidatas, o que significa que eles gostam de aprender de forma independente em um ambiente onde eles possam aplicar seu próprio ritmo.

  • Como eles não têm muito tempo sobrando no dia ou até mesmo, na vida, preferem aprender através de rapid learning e treinamento individualizado. Eles estão mais motivados a aprender quando percebem resultado rápido e que o processo de aprendizagem é concluído mais rapidamente.

  • Para você se aprofundar, ainda mais, nas formas como os adultos aprendem, explore as teorias sobre aprendizagem de adultos, incluindo Andragogia, Transformacional, Experimental e Individualizada (Centric).

 

Acompanhe os próximos posts com cada um dos 6 passos dessa jornada incrível para se tornar um designer instrucional de sucesso! E se você perdeu o outros posts da série, acesse aqui 👇

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Passo 1. Modelos de DI, teorias e estratégias

Fique atento! No próximo post vamos falar sobre Passo 3 e auxiliar na escolha a ferramenta de e-learning ideal para você!

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