191030 04-pros-e-contras-da-produção-interna-ou-terceirizada-de-e-learning_1200x400-VAR01

Prós e contras da produção interna ou terceirizada de e-learning 

Em geral, há três alternativas para alocação de equipe para produção de e-learning: Manter uma equipe permanente interna, contratar uma consultoria especializada ou contratar freelancers.

Vale considerar os prós e os contras de cada opção para descobrir qual deles se encaixa melhor no seu projeto ou momento.

Uma consultoria especializada será uma boa opção se sua organização ainda não estiver madura para criar um departamento de e-learning completo. Uma equipe externa certamente irá ajudar no desenho eficiente e importante dos designers instrucionais e irá sugerir maneiras eficientes de atingir seus objetivos de aprendizado e concretizar suas ideias e expectativas. Além da qualidade técnica das consultorias, que irá entregar um trabalho com foco na usabilidade e 100% adequado às especificações da plataforma adotada para o seu projeto.

O único conselho aqui é que, se você não for especialista no tema, tente iniciar seu projeto com um profissional de e-learning muito experiente ou com uma consultoria de confiança, que irá garantir que a sua curva de aprendizagem será respeitada. Afinal, você é o especialista no tema e a sua participação é muito relevante no resultado no projeto. Assim, a consultoria poderá configurar o projeto, os padrões indicados para a oferta do seu conteúdo, assim como, os indicadores para medição do seu ROI.

Por outro lado, quando você trabalha com um time dedicado, interno, conta com um grupo que está mais próximo do seu contexto e, com isso, conhece e acompanha de perto as especificidades da sua organização. Por isso, quando dedicadas, podem reagir mais rapidamente às demandas de treinamento. A HH (hora-homem) dos contratados são inferiores. Em média 30% inferior ao custo geral dos freelancers. Mas isso não necessariamente resulta em economia, já que há outros custos, como a compra de software e sua manutenção, capacitação da equipe, férias etc, que cairão sobre seus ombros (e seu orçamento), bem como os benefícios sociais.

Além disso, é importante que você possua projetos com alta periodicidade para alocação desse time, caso contrário, faz mais sentido considerar a contratação de uma consultoria especializada ou de freelancers.

Um cenário comum é a empresa alocar um colaborador dedicado, como designer instrucional, que será o especialista interno, e contar com um time de designers, dubladores etc, profissionais com outras competências, que serão alocados quando for necessário. Sem custo adicional ou tempo desperdiçado das equipes.

 

Resumindo

  • Antes de começar a criar seu primeiro curso e-learning, defina as suas metas, público-alvo e o resultado desejado para o seu projeto.

  • O escopo do projeto e, consequentemente, o seu custo irão depender do tipo de projeto e seus recursos. Os cursos e-learning informativos, motivacionais e de treinamento técnico, por exemplo, irão requerer diferentes recursos.

  • Uma das principais personagens no time de um curso e-learning é o designer instrucional. É fundamental que você contrate um especialista, principalmente, se o mundo do e-learning ainda é novo para você e sua organização.

  • Um bom conteúdo sem um bom design e estrutura pode ser uma perda de tempo e dinheiro. Invista de forma consistente e efetiva.

  • Sempre faça um piloto antes do lançamento do seu curso e-learning. Você vai precisar de mais prazo e recursos, mas pode ajudar a evitar armadilhas muito mais profundas no lançamento em grande escala.

  • Adicionar ideias inovadoras e recursos diferenciados no seu curso e-learning pode ser tentador, mas primeiro verifique se, de fato, eles o ajudam a alcançar seus objetivos de treinamento.

 

Você está pensando em produzir um curso e-learning em breve? Ou talvez você esteja cansado de ouvir "depende" como resposta? Conheça a revolução que o Rapid Learning da Fábrica de Cursos está fazendo na produção de e-learning.

Agende uma call com os nossos especialistas ainda hoje! Clique no banner! 👇

Agende uma demo do Rapid Learning da Fábrica!

 

Nosso objetivo no lançamento da startup Rapid Learning da Fábrica, teve como objetivo oferecer produção de e-learning com qualidade, SLA/prazo mínimo e preço 90% menor que o praticado por aí!

Sabemos que o mercado não consegue mais consumir os modelos tradicionais de projeto de produção de e-learning, com prazos incontroláveis, preços altíssimos e, em geral, com qualidade questionável.

Com uma verdadeira mudança de mindset no processo de produção dentro do RAPID, conseguimos oferecer e-learning com muita qualidade e dentro dos requisitos que o mercado consome atualmente.

Ou seja, o Rapid irá  ajudar em muito no processo de produção de seu e-learning personalizado. 

Se você está buscando produção de e-learning com alto engajamento, inovação, produção ágil e investimento razoável, com entregas em 10 dias, você precisa conhecer o Rapid Learning da Fábrica de CursosGarantimos que você irá se surpreender!

Acesse o site exclusivo do Rapid e confira os preços imbatíveis na rapidlearning.store.

 

E aproveite para conhecer e participar do ecossistema Rapid Learning e se tornar um Rapid Partner certificado!

New call-to-action

Assine a news da Fábrica!

Videocast do Rapid Learning: A solução ideal para você!

Postagens mais lidas

New call-to-action
Videocast do Rapid Learning: A solução ideal para você!

Assine a news da Fábrica!