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Conheça os diversos recursos de um e-learning e seus custos.

Após analisar os recursos do seu projeto, agora você deve avaliar quem desenvolverá o curso para você. Você pode criá-lo inteiramente sozinho, reunir uma equipe interna ou contratar uma empresa terceirizada ou um freelancer para fazer isso por você. Pode ser necessário calcular o custo de cada opção para poder comparar os custos totais e decidir o mais adequado.

Se você planeja desenvolver o e-learning internamente, você deve considerar:

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Calcule o orçamento para o desenvolvimento de e-learning usando esta fórmula.

Além disso, não se esqueça de adicionar o custo das ferramentas de autoria e outras ferramentas que talvez você use.  Como você sabe, a Fábrica de Cursos é parceira oficial do iSpring e o único centro de treinamento acreditado no Brasil. O iSpring é uma das mais inovadoras ferramentas de autoria do mercado EdTech.

Mas se o projeto for complexo ou o prazo estiver muito apertado, talvez seja necessário contratar uma consultoria especializada, como a Fábrica de Cursos. Nesse caso, você não vai precisar se preocupar em comprar licenças ou outros softwares.

Fizemos uma pesquisa utilizando uma das plataformas mais populares de freelas, o Upwork, para que você tenha uma boa referência do que vem sendo praticado no mercado. Como referência salarial, nossa fonte foi o Glassdoor, uma fonte confiável de informações sobre salários em diferentes setores. Além dos custos de mão de obra, listamos os recursos que você deve considerar quando for solicitar uma cotação de produção de e-learning.

 

Cenário - a partir de $600

Um ambiente que reflita a realidade é essencial para os e-learnings motivacionais e de treinamento. Usando técnicas de storytelling, por exemplo, é muito mais fácil tratar um assunto complexo e garantir o engajamento dos alunos.

Você não precisa de "um cenário" no sentido literal, se o seu objetivo for apenas informar, por exemplo, apresentar um novo produto que a empresa está lançando para seus vendedores. No curso sobre fones de ouvido da Marshall, uma grande rede de varejo, tudo o que os produtores precisaram fazer foi coletar informações sobre os recursos funcionais de cada modelo; outras informações, nesse caso, seriam supérfluas e poderiam desviar a atenção do aluno, além de ser um investimento de tempo desnecessário. Ou seja, em geral não há necessidade de desenvolver personagens ou um roteiro para cursos com conteúdos mais simples, sobre produtos.

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Os cenários dos e-learnings geralmente são criados por designers instrucionais, especialistas que desenvolvem programas de treinamento. Eles não apenas elaboram os roteiros, mas também constroem uma base pedagógica para que os alunos recebam a informações organizadas e orientadas para o aprendizado, já que o principal objetivo de um treinamento não é apenas divertir, mas garantir a aprendizagem.

 

Um exemplo de um curso com um bom cenário é esse com ambiente desenhado para refletir uma loja do Walmart, aproximando seus colaboradores através da personalização de vários elementos de uma boa história: roteiro, storytelling, desafios e personagens.

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Segundo a Upwork, a HH de um designer instrucional começa com US $ 50. Para dar um exemplo de consumo de horas, o desenvolvimento de um roteiro simples com uma personagem principal, por exemplo, como um guia e uma navegação linear pode ser elaborado em 20 horas. Então, neste caso o custo seria de US $ 1.000. Quanto mais complexo o conteúdo e a sua estrutura, maior será o valor da HH e/ou a quantidade de horas alocadas.

 

Sugerimos que sejam adicionadas algumas horas adicionais para revisão da estrutura, já que, em geral, a primeira versão do roteiro sofre algumas alterações, a partir de ideias novas que surgem ao longo da sua construção.

 

Veja algumas formas para otimizar seu investimento na criação de um roteiro

 

Que tal você escrever o roteiro? Se, pelo menos, você puder coletar os materiais sobre os conteúdos que serão abordados no seu roteiro e no curso, já estará no caminho certo. Quanto menor for a dedicação do instrucional designer em etapas que podem ser executadas por você, como entrevistas com especialistas e na construção do próprio script, por exemplo, mais você irá economizar.

 

Outra redução de custo será aproveitar materiais já existentes e que não precisem de edição ou tratamento. É bem provável que você já tenha uma boa fonte com apresentações, artigos e até vídeos, que possam ser aproveitados. Normas e diretrizes, em geral em formato mais conservadores e sem necessidade de muita interação, também podem ser úteis para serem inseridos como material complementar. Mas verifique se esse tipo de conteúdo precisa ser atualizado ou reformulado. Atenção aqui! Faça uma boa revisão nos conteúdos. Você não vai querer inserir conteúdo desatualizado no seu projeto novo! Mas, se for esse o caso, você terá de incluir a produção deste material no custo do projeto.

 

Design - a partir de $200

Até os elementos básicos do design - que nem sempre notamos, a menos que exista algo errado, como a escolha de uma fonte ou paleta de cores - são recursos importantes no resultado do seu projeto. 

Seria um erro pensar na parte do design como, simplesmente, um grupo de imagens. Mesmo que seu e-learning seja composto essencialmente por texto, os designers podem facilitar o consumo deste tipo de informação, no mínimo, desde destacando itens mais importantes e até manipulando a atenção dos alunos para os pontos mais relevantes.

Design mais elaborado, consequente mais caro, com ilustrações personalizadas e projeto gráfico personalizado, geralmente são indicados para projetos com a aplicação da identidade corporativa da organização, muito comum em projetos de integração e compliance.

Produzimos um onboarding para o UHG - UnitedHealth Group, elaboramos um projeto complexo, com diversas etapas, diferentes trilhas e a possibilidade de aplicação online, presencial e híbrido (ou semipresencial ou blended - assim usamos as variações mais comuns para identificar esse formato :). O objetivo foi oferecer uma integração para novos colaboradores, com a história da empresa, informações sobre a estrutura das empresas do grupo, produtos e serviços, além de várias ferramentas para ajudar os gestores no processo de acolhimento do novo colega; 100% personalizado, interativo e inovador. Acesse o teaser de lançamento do projeto aqui: https://bit.ly/2p07YQ1

 

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Quanto custa?

A HH de um designer freelancer nos EUA começa em cerca de US $ 40.

O design de um curso simples baseado em slides, com base no folder da empresa, com texto, imagens e infográficos, pode levar cerca de cinco horas, o que totaliza US $ 200.

O custo do projeto será bem maior se você precisar criar ilustrações e desenhar cenários e personagens; a criação de cada item pode levar de três a cinco dias, ou até mais, dependendo do estilo gráfico que você precisa. O preço desse tipo de trabalho começa em US $ 1.000.

 

Como economizar com a criação?

 

Na web, existem muitos templates que podem ser usados em seus projetos gratuitamente. Por exemplo, alguns designers compartilham seus trabalhos no Dribbble e Behance. Você também pode encontrar muitos templates no Slidehunter, PPTTemplate, Smile Templates, PoweredTemplates e no site da Microsoft.

Se você usar o iSpring Suite ou o Articulate Storyline para desenvolver cursos, há coleções próprias que incluem elementos pré-criados para serem usados em cursos, desde diagramas, sumário e linhas do tempo até temas, personagens, imagens, fotos, ícones e botões, que foram  criados por designers para que você possa aproveitar. Só a biblioteca do iSpring Suite inclui mais de 50 mil itens. 

Se você ainda precisar de um design personalizado, poderá contratar um template personalizado para ser usado como padrão na sua empresa na produção dos seus futuros cursos online. Essa é uma solução mais econômica, pois você poderá replicar o formato em várias produções.

 

Tratamento instrucional - a partir de U$300

 

Os designers instrucionais não fazem apenas a organização do conteúdo, eles criam estratégia de uma forma geral, definindo a melhor usabilidade, menu interativo, para facilitar o acesso e pesquisa ao conteúdo, de acordo com a organização prévia de tópicos, produção de atividades como quizzes, jogos, simulações e criam importantes conexões entre as informações, telas e conteúdos apresentados.

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Quanto custa?

 

A HH (homem-hora) de um ID (instructional designer) ou DI (designer instrucional) freelancer começa em US $ 60. No caso de um curso simples, informacional, apresentando a linha de produtos da sua empresa, por exemplo, com uma avaliação de conteúdo final com 10 a 15 perguntas, levará em média, 5 horas de trabalho.

Se você precisar de uma estrutura mais complexa, com a elaboração de um case em formato de simulação autoinstrucional, autônoma, que ajudem os alunos a praticar suas habilidades de comunicação ou um serious game com diferentes níveis de dificuldade, personagens e recompensas, por exemplo, o desenvolvimento levará muito mais tempo e, em alguns casos, exige bom conhecimento técnico, para que seja possível refletir as estratégias sugeridas no resultado do tratamento instrucional, na programação por trás do e-learning, você irá precisar de um DI senior. Neste caso a média de HH vai para US $ 80.

 

Controle de qualidade - Quality Assurance (QA) a partir de $500

 

O controle de qualidade, ou turma piloto de um e-learning, é ponto de partida antes do grande lançamento. Ao invés de colocar o e-learning “no ar”, o ideal é montar uma turma piloto para você testar o projeto com um pequeno grupo de colaboradores que fornecerão um ótimo feedback, para que seja possível a aplicação de melhorias mesmo antes do seu lançamento. O resultado deve ser organizado em um formulário em formato de questionário, para os colaboradores registrarem seus feedbacks. Nossa sugestão é que o questionário trate 5 critérios essenciais.

1) Recomendações para melhoria. 

O curso é fácil de navegação?
Todas as informações estão claras?
Devemos incluir algum conteúdo?
Existem erros ou erros de digitação?

2) Relevância do curso. 

O que você aprendeu com o e-learning?
O conteúdo do e-learning é útil para a aplicação nas suas atividades diárias?

3) Ilustrações e fotos.

As ilustrações e as fotos os ajudam no consumo da informação? Facilitam a agilidade de compreensão?

4) Atividades práticas.

As atividades estão alinhadas com a realidade?
O feedback está adequado?
Existem tarefas muito difíceis ou muito fáceis?

 

Quanto custa?

Recomendamos que você inclua esse custo no orçamento do seu projeto. Não para a turma piloto, pois você irá usar colaboradores da sua organização para participar desse grupo, mas para aplicar as melhorias que serão identificadas pelo grupo. Pense nisso como uma apólice de seguro: você pode não usar o seguro, mas é importante tê-lo no caso de necessidade.

Não economize neste ponto. Se você pular a etapa do controle de qualidade, há grande chance do seu e-learning não atingir todo o seu potencial e, pior, pode até ter sérios problemas técnicos que inviabilizam a sua aplicação. Além disso, qualquer problema detectado e aprimorado antes da conclusão geral do seu projeto e, claro, do seu lançamento, irá custar muito menos em comparação com qualquer correção necessária encontrada após o grande lançamento.

 

São muitos os opcionais para o seu e-learning. Conheça seus custos estimados.

São opcionais para aumentar a interatividade do seu e-learning e, consequentemente, seu engajamento:

 

Narração ou locução

Os locutores estimulam o consumo do conteúdo do seu e-learning e ampliam a capacidade cognitiva, facilitando a absorção da informação que acontecerá mais rapidamente, aumentando a chance do seu aluno não perder informações relevantes. 

A narração também pode ser usada como formato de conteúdo alternativo, ou seja, ela não precisa efetivamente narrar todo o texto apresentado, mas pode complementar a informação em áudio, enfatizando informações mais relevantes, por exemplo.

De acordo com a Voices.com, um canal de locutores profissionais freelancer, o custo mínimo de um áudio finalizado, com aproximadamente 5 minutos de duração, é de US $ 100. Uma hora de locução em áudio não sairá por menos de US $ 1000. Você pode economizar fazendo uma versão caseira, lembrando de usar algum software de edição para finalizar, retirando ruídos e incluindo uma trilha sonora de fundo.

 

Vídeo - a partir de $150

O vídeo tem sido um ótimo recurso, considerando que atualmente conseguimos acessá-lo mais facilmente, principalmente em função da sua compactação. É mais fácil explicar um processo complexo, como por exemplo, o conserto de um carro ou como interagir com um sistema, demonstrando com um vídeo..

Nos EUA, a taxa de um cinegrafista profissional freelancer tem custo inicial de US $ 50 por hora. A entrega do trabalho é de “arquivos brutos” de filmagem em full HD ou 4K. Depois você ainda irá precisar editá-lo. Nos EUA, uma hora de edição custa a partir de US $ 40.

 

Animação, lettering etc - a partir de $1000

A produção de animação ou lettering, criando animação e efeitos especiais para vídeo, são recursos impactantes no seu vídeo, pois aproveitam os três recursos diferentes ao mesmo tempo: imagem, texto e som. Com isso, há um grande aumento no engajamento dos alunos, que irão absorver as informações de forma mais eficiente.

Esses recursos têm sido cada vez mais usados no e-learning, principalmente quando o objetivo é a apresentação de produtos. Também são populares na introdução de um e-learning ou no lançamento de um projeto. Um minuto finalizado deste recurso sai por mais de US $ 1000.

Outros custos adicionais podem incluir o trabalho de um fotógrafo ou tradutor. Isso vai depender da necessidade de cada projeto. O principal é garantir que todas as novas ideias tenham propósito e estejam focadas em atingir a meta de aprendizagem definida na etapa de planejamento do seu projeto.

No próximo post vamos relacionar os prós e contras da produção interna ou terceirizada de e-learning.

Quanto isso, conheça as novidades do Rapid Learning da Fábrica de Cursos. 👇

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O Rapid irá  ajudar em muito no processo de produção de seu e-learning personalizado. Um dos diferenciais destacados pelos assinantes do Rapid é a sua autonomia. As equipes trabalham de forma assíncrona facilitando, em muito, na gestão do tempo de todos os envolvidos!

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