fabricadecursos_mobileparasuaempresa01-1

A aprendizagem móvel continua sendo uma das tendências de e-learning que avançam mais rapidamente nos dias de hoje. Abraçar a aprendizagem móvel pode prolongar significativamente a vida útil do seu treinamento corporativo. Neste artigo, apresentamos perguntas para ajudar na decisão se a aprendizagem móvel é adequada para sua organização.

 

Pergunte a si mesmo se a Aprendizagem Móvel é adequada para sua organização

Atualmente, a transformação digital que vivemos, que impacta nossas vidas em todos os aspectos, e, claro, como trabalhamos e acessamos informações, exige a oferta de uma nova experiência de treinamento corporativo.

Abraçar a aprendizagem móvel pode estender significativamente a vida útil do seu treinamento corporativo e aumentar o Retorno sobre o Investimento (Return On Investment - ROI) em projetos educacionais.

Aqui na Fábrica de Cursos, usamos estas 6 perguntas, como um checklist, para ajudar a decidir se a aprendizagem móvel é adequada para sua organização.

 

1. Seus colaboradores dispõem de pouco tempo e acham difícil administrar o seu tempo para treinamento?

Se seu local de trabalho é um ambiente dinâmico e acelerado, os colaboradores talvez só consigam pequenas janelas de tempo para encaixar um treinamento.

Uma abordagem de micro aprendizagem, com aplicação de Rapid Learning, por exemplo, associada à aprendizagem móvel poderia fazer toda a diferença para garantir que os treinamento tenham a participação esperada!

 

2. Você quer que seu conteúdo seja acessado em um dispositivo móvel?

Se seus colaboradores e rede de parceiros estão mais no campo do que em suas mesas de trabalho, oferecer treinamento em dispositivos móveis pode propiciar a flexibilidade e  a conveniência ideais para que eles acessem os treinamentos quando e onde preferirem. Talvez, esta seja, inclusive, umas das únicas alternativas nesse cenário.

fabricadecursos_mobileparasuaempresa02-1

 

3. Você deseja criar um recurso de treinamento contínuo (LLL) em vez de uma experiência de aprendizagem única?

Uma solução de aprendizagem móvel pode fornecer um recurso on demand que seus colaboradores possam acessar o conteúdo que for relevante naquele exato momento, enquanto estiverem realizando tarefas de trabalho. Aliás, é como buscamos informação atualmente, certo? 

A aprendizagem móvel elimina o estresse de memorizar informações, a famosa "decoreba", pois as informações poderão ser acessadas sempre que necessário.

Disponibilizar conteúdos de forma organizada, que facilite a busca pelas informações, é um requisito básico para projeto de suporte ao desempenho bem sucedido. 

 
4. Você precisa que a aprendizagem seja aplicada imediatamente na atividade do colaborador?

A aprendizagem móvel permite a aplicação imediata do conhecimento no trabalho, em vez de adiá-la para depois do final do treinamento online/e-learning ou do treinamento presencial, em sala de aula.

Você já sabe, mas vale sempre lembrar que muito esforço é perdido na curva do esquecimento, que indica que 70% do que aprendemos, esquecemos em 48 horas, quando não aplicamos.

 

5. Seu conteúdo é adequado para apresentação na tela do celular?

Sua equipe de desenvolvimento está preparada para desenhar projetos mobile first? Mobile first são projetos que têm como foco prioritário ser apresentado em uma tela pequena, seja uma tablet ou celular.

Um design bem planejado e responsivo será responsável por uma parte deste requisito.

Ou seja, tenha em mente que alguns conteúdos de treinamento não funcionam quando não estão muito bem formatados para telas pequenas. Fique atento!

 

fabricadecursos_mobileparasuaempresa03-1

 
6. O conteúdo do seu treinamento é muito dinâmico e está sujeito a mudanças com atualizações frequentes?

Se assim for, uma abordagem de micro aprendizagem, como o Rapid Learning, que garante a produção constante, associada à aprendizagem móvel pode permitir que você atualize com mais facilidade os módulos, organizados de forma individual, com objetos de aprendizagem mais focados, sem precisar atualizar todo o treinamento que já está no seu LMS, o seu Sistema de Gestão de Aprendizagem.

Os seus ativos, esses objetos de aprendizagem, também podem ser adaptados para criar novos cursos, quando reorganizados. Pense nisso! Você tem muito a ganhar com um bom planejamento inicial.

 

Considerações Finais

Algumas dessas questões o ajudarão a determinar se a aprendizagem móvel é adequada para sua organização e se este é o seu momento!

Se estiver considerando a aprendizagem móvel para treinamento corporativo, aproveite e confira nossos materiais aqui na Academia Fábrica de Cursos, onde temos diversos conteúdos que poderão ser úteis nesta tomada de decisão ou fale com os nossos especialistas!

 

Aproveite e baixe o nosso Checklist para o planejamento dos seus projetos EdTech.

Checklist para planejamento de projetos EAD

    Assine a news da Fábrica!

    Videocast do Rapid Learning: A solução ideal para você!

    Postagens mais lidas

    New call-to-action
    Quanto custa a produção de e-learning? Veja algumas estimativas de custo