#CAPACITAÇÃO #COMPETÊNCIAS #METAS #INTEGRADO

fabricadecursosgestao.jpg

Mapeie seus gaps de forma simples e inteligente! Pesquisa de clima, plano de desenvolvimento, avaliação de metas e competências. Tudo no mesmo lugar!

Todo gestor sabe da importância de atrair, desenvolver e reter talentos para a corporação. Por isso, as empresas desenvolvem um bom número de estratégias e treinamentos que sejam capazes de fornecer os recursos necessários ao desenvolvimento dos funcionários. Pensando nisso, deve-se realizar avaliações de desempenho, visando verificar se as expectativas estão sendo cumpridas e como suprir as lacunas que possam existir.

A avaliação de desempenho busca melhorar a força de trabalho, garantindo maior engajamento. Ao reconhecer as contribuições dos bons funcionários, você está mostrando o seu valor para a equipe, departamento e empresa.

Isso deve ser proporcionado por meio de um sistema justo e equitativo, e é aí que está a grande importância da avaliação de desempenho.

A avaliação de desempenho não dá apenas a recompensa merecida aos bons colaboradores, como também dá aos funcionários que não estão atendendo às expectativas, uma linha de base para aprender a melhorar. Ou seja, ela proporciona a quem não está 100% ativo como agir para ser bem sucedido no futuro, norteando as ações de cada talento para os objetivos da empresa. A partir dela é possível criar, por exemplo, uma cultura de remuneração por desempenho dentro da organização. Esta prática possibilita a criação de uma força de trabalho que seja engajada, produtiva e leal.

fabricadecursosgestao02.jpg

Dentre todos os benefícios, podemos enumerar as seguintes vantagens:
1- Recompensa os funcionários de alto desempenho
2- Reduz a rotatividade dos funcionários
3- Identifica as áreas que precisam de melhorias
4- Documenta e protege legalmente a empresa
5- Cria maior engajamento entre as equipes

Além da Avaliação de Desempenho, também conhecida como Avaliação de Competências, podemos destacar outros elementos que atuam em conjunto para a contribuição do crescimento e retenção do talento humano, como:

a Avaliação de Metas, que promove o aumento da produtividade das equipes através de um programa de gestão que alinha os objetivos estratégicos da empresa com os de cada colaborador. Tais metas podem ser construídas pelos gestoes e pelos próprios colaboradores, somando aos resultados almejados;

o PDI, Plano de Desenvolvimento Individual, que têm como objetivo ajudar os colaboradores a fechar os gaps de desempenho identificados, com um plano integrado de atividades que permite avaliar periodicamente e enviar automaticamente notificações. Essas atividades podem ser importadas de forma massiva e estarem relacionadas à capacitação;

e a Pesquisa de Clima Organizacional, que promove a descoberta de como se sentem os seus colaboradores. É possível identificar áreas que merecem atenção e devem ter melhorias para aumentar a produtividade e a satisfação do grupo. Ao programar a pesquisa de acordo com a sua dinâmica, é possível ter a opinião dos colaboradores em relação ao seu ambiente de trabalho, tudo isso em um clique.

fabricadecursosgestao01.jpg