DOCEBO
#ECOSSISTEMA #APRENDIZAGEM FORMAL #OFERTA EXPANDIDA

O ecossistema com foco na experiência do aluno e na aprendizagem intuitiva

 
docebofabricadecursos01

Atualmente há uma tendência das empresas, que trabalham com e-learning, trocarem seu LMS ou sistema de gestão de aprendizagem. Mas essa troca requer considerar alguns importantes critérios. É preciso que sejam feitos questionamentos para que “a dor” da empresa seja identificada. Pode parecer estranho, mas a palavra dor aqui tem este sentido: quais as reais necessidades de uma empresa querer trocar seu sistema?

 

Nova call-to-actionPerguntas como estas são pertinentes e essenciais para esse momento, porque investigando, acredite, ficará muito mais fácil resolver essa questão:
  • Por que está procurando um LMS?
  • Quais formatos pretende implementar?
  • Qual o seu público?
  • O que já viu no mercado? Quais soluções está buscando?

 

Para te ajudar a escolher o melhor LMS para o seu projeto, baixe este checklist.  â†—

 

O mercado oferece uma grande variedade de alternativas para atender as mais diversas necessidades, mas atualmente, o destaque vai para a Docebo que tem um ecossistema inovador causando uma revolução na forma de oferecer conteúdo.

Antes de conhecer o ecossistema Docebo, compare a abordagem dos LMSs tradicionais, que têm como premissa a imposição dos treinamentos ao colaborador, com o ecossistema Docebo, que tem foco na experiência do usuário (aluno e gestor) e na aprendizagem intuitiva, natural.

 

LMS vs ECOSSISTEMA DE APRENDIZAGEM

 

LMS tradicional                                                                                                                                   Ecossistema de Aprendizagem

Foco na gestão dos treinamentos, cursos etc.                                                                              Foco na experiência dos alunos e dos especialistas
T&D com baixa reputação                                                                                                                     T&D incentiva o desenvolvimento da empresa, com visão estratégica
A tecnologia “dita as regras” da aprendizagem                                                                             A tecnologia é aliada às atividades diárias das pessoas
A aprendizagem acontece independente das atividades profissionais                               A aprendizagem acontece de forma simultânea às atividades profissionais

 

 docebofabricadecursos0211LMSs tradicionais são utilizados para facilitar o compartilhamento de conteúdo de forma remota, como um currículo estabelecido, independente do modelo que será aplicado na capacitação. Neste modelo não é considerada a forma como o ser humano busca informação hoje, usando, por exemplo, as várias estratégias que elege como interessantes.

O ecossistema Docebo também oferece os recursos básicos, disponíveis nos LMSs tradicionais, para abraçar todos esses formatos, porém busca oferecer recursos que atendam a expectativa atual de interação e usabilidade de todos os envolvidos no processo de aprendizagem.

Os usuários de hoje fazem consultas em canais de informações cujo conteúdo é acreditado, buscam indicação de outros colegas que tenham interesses similares aos seus ou que tenham experiência no assunto ou no mercado. Esses são apenas alguns exemplos da forma autônoma e independente que é utilizada atualmente para a busca de informações.

 

A APRENDIZAGEM É MAIOR QUE O LMS

docebofabricadecursos031 A plataforma Docebo é uma plataforma desenhada para atender, ao mesmo tempo, a aprendizagem formal e a informal com foco no aluno, no usuário, na experiência dele e não do gestor. Ela foi projetada com base em perguntas simples e importantes:

  • O que interessa ao usuário?
  • Como acontece a pesquisa (conteúdo e recursos)?
  • Como ele se comporta?
  • Como gostaria de interagir?

 

O disruptivo formato da Docebo facilita a vida do gestor

O ecossistema Docebo já é o favorito entre os gestores de ambientes de aprendizagem pelo mundo - conforme indicam as pesquisas do Gartner. Ele foi desenvolvido para facilitar a administração de suas funções pelos gestores, como a emissão de relatórios, upload de arquivos, liberação de recursos e ferramentas, configuração, criação de trilhas etc.

A Docebo incentiva o registro, a efetiva materialização, do capital intelectual, além do engajamento dos usuários através das interações que podem ter com outras pessoas envolvidas nesse processo, sejam colaboradores, gestores, alunos e especialistas, internos ou terceiros. Os especialistas ficam mais comprometidos, porque são ranqueados pelos colaboradores, o que se configura como exposição de suas competências e suas participações. O sistema também incentiva a troca de conhecimento entre os colaboradores, sejam especialistas ou não; e ainda há possibilidade de customizar o perfil de cada usuário para inserir especialistas terceiros.

PILARES DO ECOSSISTEMA DOCEBO

 

LMS

Usuários internos e externos

Coach &
Compartilhamento

Ação

Organize, entregue e acompanhe os programas de treinamento.

Amplie sua atuação para parceiros e clientes.

Aumente o engajamento com o compartilhamento de conhecimento de especialistas e usuários

Identifique e trate os gaps de competências através de intervenções de capacitação.

APRENDIZAGEM FORMAL

OFERTA
EXPANDIDA

APRENDIZAGEM INFORMAL E SOCIAL

GERENCIAMENTO DE COMPETÊNCIAS

 

Com essa proposta da Docebo, cria-se uma grande rede colaborativa dentro da empresa, tornando o sistema “vivo” e orgânico, integrado à rotina profissional, fazendo com que os colaboradores o acessem para diversas ações: fazer um curso mandatório, compartilhar conhecimento, buscar informações, tirar dúvidas como num sistema de suporte ao desempenho, como reforço a uma ação de capacitação ou não, presencial ou online, ou seja, são diversas as alternativas possíveis e a ampliação das ações e formatos de oferta.

Resumindo, a plataforma Docebo tem características da aprendizagem formal + informal centradas no aluno. Ela incentiva:

  • Desenvolvimento de capital intelectual;
  • Especialistas + engajados;
  • Troca de informações entre os colaboradores;
  • Biblioteca de conhecimentos;
  • Sugestão de cursos com curadoria baseado em inteligência artificial; e
  • Contribuição de conhecimento dos colaboradores.

DIFERENCIAIS

docebofabricadecursos04

Primeira plataforma do mercado centrada na experiência da aprendizagem

 

Imagem9 Imagem10 Imagem11 Imagem12

Design moderno, experiência de aprendizagem definitiva

Aprendizagem formal, informal e social

Escalável, de acordo com o crescimento do projeto

App personalizada, com a identidade corporativa da empresa

Imagem13 Imagem14 Imagem15 Imagem16

Oferta expandida, integrada

Flexibilidade e 100% configurável

30+ Integrações com sistemas - APIs

Foco exclusivo na aprendizagem

 

8 pilares da plataforma Docebo que você precisa conhecer

A aprendizagem através do ecossistema Docebo permite organizar, entregar e acompanhar os programas de treinamento, o que, normalmente, se espera de um LMS tradicional. No entanto, nele isso tudo acontece de forma otimizada, com a usabilidade sendo o foco da atenção, além da oferta expandida ampliando sua atuação a vários colaboradores de forma personalizada. A tecnologia social permite que os usuários busquem e validem informações, além de indicar conteúdos de interesse e possibilitar uma curadoria pessoal.

A Docebo tem um ambiente preparado para toda essa interação, de forma muito intuitiva, simples, e ao mesmo tempo, com os recursos mais avançados. A sua adoção aumenta o engajamento com o compartilhamento do conhecimento dos especialistas - personagens importantes dentro das empresas, que em geral, não são percebidos ou formalmente identificados. Veja que interessante! Com esse compartilhamento, o grupo de especialistas é mapeado, ou seja, as pessoas consideradas pelos colaboradores como as “feras” daqueles temas estarão disponíveis para aumentar o fomento do capital intelectual e permitir, assim, o gerenciamento de competências, identificando e tratando os gaps de competências com intervenções de capacitação.

Além dos vários recursos e benefícios reais e úteis do ecossistema Docebo, a navegação por suas telas também é simples e prática. Seu App, que possui todos os recursos para os usuários, assegura a mobilidade, inclusive com acesso offline aos conteúdos e recursos!

 

1) Design moderno com experiência de aprendizagem intuitiva

Imagem9O design do sistema é moderno, privilegia a experiência de aprendizagem intuitiva e tem a usabilidade como o ponto focal. Com design tão intuitivo, os usuários, alunos ou gestores, com poucas orientações, já conseguem navegar facilmente por todo ecossistema.

Mesmo com uma interatividade muito simples, a Docebo oferece dicas passo a passo para as principais atividades, com telas e pop-ups orientadores, na primeira vez que um usuário acessar um recurso, como se fosse um "GPS" orientador para todos os perfis de usuário.

A tela inicial do usuário pode ser 100% personalizada, de acordo com o seu nível hierárquico no ecossistema, para que seja apresentado o plano de aprendizagem do usuário, o dashboard do time do gestor, os cursos em andamento, lançamentos da academia, vídeos de interesse, enquetes ou qualquer outro recurso disponível no ecossistema.

Cada usuário pode personalizar o seu idioma, entre os mais de 30 disponíveis, ou podem ser definidos idiomas preferenciais de acordo com parâmetros como localização ou posição hierárquica. Além disso, existe um dicionário de preferências que pode ser personalizado para cada organização, possibilitando que a cultura de cada empresa seja refletida no ecossistema de aprendizagem. 

2) Aprendizagens formal, informal e social integradas

No ecossistema Docebo, o aluno pode curtir o comentário seja num quiz, numa resposta de enquete ou simplesmente no comentário de um fórum, curso ou vídeo, ou seja, em qualquer conteúdo. Todas essas interações ficam registradas no sistema e é possível emitir relatórios de acompanhamento e, claro, gamificá-las como você preferir!Imagem10

Também é possível identificar os conteúdos mais populares ou os especialistas com maior número de votos e trabalhar essas informações, por exemplo, criando uma trilha gamificada.

Podem ser criados formatos automatizados de gamificação e seus critérios podem ser aproveitados em outras situações.

Há ainda outro tipo de recurso que permite a interação direta com especialistas, o “fale com o especialista”, que permite a moderação em vários níveis.

Todos esses recursos são 100% personalizáveis para que os gestores se preocupem apenas com as estratégias.

Ou seja, em um único ambiente, o aluno pode acessar cursos e materiais em diversos formatos e interagir com outros alunos e especialistas, de forma natural, criando a sua experiência única de aprendizagem.

3) Escalável, de acordo com o crescimento do projeto

Imagem11Esse diferencial dá agilidade ao seu projeto acompanhando o dinamismo da sua empresa.

Muitos projetos já travaram por imprevistos ou mudanças abruptas de rumo da empresa. Isso não acontece quando você adota o ecossistema Docebo. Ele possibilita que o projeto seja flexível podendo ser escalado de acordo com qualquer necessidade. Por exemplo, se a empresa contrata um projeto para 5000 colaboradores e no decorrer precisa fazer uma mudança de rumo, para atender uma expansão, não existe limitação técnica, esse ajuste é feito de forma automática.

Não há necessidade de solicitar intervenção da equipe técnica da Fábrica e nenhum aumento acarretará bloqueio ou indisponibilidade de uso, dando agilidade e economizando tempo para todos. Isso é benéfico para todos os envolvidos.

Tudo é feito pensando em facilitar os processos e a vida útil do projeto, reduzindo burocracias, com tranquilidade e sem atropelos.

Cada grupo de usuários pode ter o seu acesso diferenciado ao ecossistema. Ou seja, uma empresa pode ter diferentes interfaces para grupos específicos, como comercial, projetos e RH, por exemplo, ou mesmo para produtos distintos. A análise das atividades pode ser feita tanto por grupo isolado ou de forma centralizada, comparando os grupos. Cada grupo pode, inclusive, ter um endereço específico para acessar o ecossistema (domínios distintos).

4) App personalizado com a identidade corporativa da empresa

Imagem12Sim, nosso ecossistema é 100% mobile! Seja através da versão web responsiva ou através do App personalizado, com acesso offline aos conteúdos. O App está disponível nas lojas Apple Store e Google Play.

O próprio usuário gestor consegue fazer a customização do App, configurando cores e a identidade visual da empresa.

Um grande diferencial é o modo off-line que permite acessar os conteúdos mesmo sem Internet. Os conteúdos e todas as suas interações são registradas e, no momento que o usuário tiver acesso à Internet, o modo off-line é desabilitado e as atividades são sincronizadas automaticamente!

5) Oferta expandida e integrada

Imagem13Com o ecossistema Docebo, além dos grupos de colaboradores internos da empresa, podem ser criados critérios e interfaces específicas para outras pessoas, como fornecedores e clientes.

Mais uma vez é o sistema atendendo as suas especificações. Não faz sentido a empresa ter que se enquadrar no modelo de negócios do sistema :/

O dashboard, além apresentar indicadores visuais, é interativo e personalizável, levando o usuário até o último nível de informação, de forma direta, com apenas um clique. Fazendo a estratégia ser o orientador do seu projeto, trabalhando com indicadores e análises reais e em tempo real.

6) Flexibilidade e 100% configurável

Imagem14No Docebo pode-se habilitar a configuração das cores principais do sistema, criar telas de recursos para os administradores e personalizar o ambiente e os conteúdos para grupos específicos ou níveis hierárquicos, de acordo com suas necessidades e atividades. Por exemplo: A área de marketing pode ter acesso às últimas campanhas e ao calendário de eventos, enquanto a área comercial acessa os cursos e materiais promocionais dos últimos lançamentos de produtos. Simples assim, personaliza-se para cada área o que for de competência, necessidade e interesse.

7) 30+ Integrações com sistemas através de APIs

Imagem15O ecossistema da Docebo oferece mais de 30 integrações através de APIs previamente prontas, como: SAP, GotoMeeting, Webex e muitos outros fornecedores de sistemas de serviços complementares - Bluejeans e Zoom-us - já estão disponíveis. Sem custo adicional!

Se livre da dor de cabeça de integrações complexas, que atrasam o lançamento do seu projeto. Não seja refém da TI. Simples assim!

8) Foco exclusivo na aprendizagem

Imagem16Cada aluno tem a sua homepage na Docebo. Ela reúne informações específicas sobre cada usuário no dashboard. Por exemplo:

  • A última vez que acessou o sistema;
  • O total de cursos ativos;
  • O tempo que ficou estudando; e
  • O histórico gamificado com o seu ranking em relação a acesso aos conteúdos, às suas contribuições e, até mesmo, o ranking das competições que esteja participando.

Dentro da Docebo tudo pode ser gamificado. Podem ser criadas competições específicas, ser determinados vários critérios e definidos “top 10” específicos para as competições. Como premiação pode-se atrelar uma loja de benefícios, já disponível no ecossistema, oferecendo ao usuário, de acordo com a sua pontuação, uma bonificação: seja um vale almoço, um vale viagem, um livro etc, como se fosse um plano de milhagens.

Existem muitos outros recursos, como e-commerce com integração a sistemas como o paypal para cobrança e vendas de cursos.