post#179.jpg

Wcampus: o sistema de gestão integrada parceiro

 
 A influência da tecnologia no comportamento

A evolução dos recursos tecnológicos disponíveis influenciou a maneira como as pessoas acessam informações. Nos dias atuais, as pessoas têm acesso aos conteúdos de qualquer lugar. Diferentemente, do que acontecia no passado. Vamos tomar como referência os anos 1915, em que as pessoas precisavam estar sentadas em cadeiras para estudar, geralmente, num ambiente fechado, com a presença física de um professor. Assim foi durante muito tempo. Hoje esse formato ainda é usado, mas, um século depois, a aquisição de conteúdo acontece de variadas formas, as pessoas têm as informações à sua mão, através de smartphones e tablets, na hora que precisam ou querem, em qualquer lugar, basta que tenham disponível o recurso tecnológico. Esse comportamento é observado no momento de lazer, nos relacionamentos pessoais, na necessidade de pesquisas, bem como no ambiente corporativo. Atualmente, muitas empresas utilizam tecnologia para treinar e capacitar seus colaboradores. Entender a importância do uso dela como ferramenta para tornar o seu T&D é estratégico é o nosso foco hoje.

Como tornar o seu T&D estratégico

Dentro do setor Recursos Humanos está a equipe de T&D que tem como função    treinar e capacitar os colaboradores de uma empresa. Suas atividades quando bem planejadas focam no crescimento do colaborador para que ele domine suas tarefas e seja capaz de desempenhá-las da melhor forma possível. Mas é importante que o colaborador participe das capacitações sem ficar preocupado com a realização de suas tarefas cotidianas, porque assim não fará nem a capacitação nem cumprirá suas obrigações de maneira satisfatória. Como resolver essa questão? O ponto-chave da situação é a organização do tempo. Para isso, se faz necessário o planejamento de treinamentos dinâmicos e bem estruturados usando o formato EAD. Claro que será preciso definir prazos para a conclusão desses cursos e oferecer recursos compatíveis, evitando que o colaborador se ausente por muito tempo de sua função principal.

O e-learning no mundo e suas contribuições

O Learning Winds, entidade de pesquisa muito respeitada, em 2013, levantou dados do cenário mundial considerando as instituições que naquela época já utilizavam o e-learning como o segundo método de treinamento mais importante, e identificou que:

- 50% dessas instituições o usavam porque tiveram uma significativa redução de custos.

- 60% utilizavam porque consideravam a redução de tempo de dedicação do instrutor muito importante.

Nesse mesmo levantamento, foi indicado que 46% dos universitários fizeram, pelo menos, um curso on-line no ano. E um outro indicador muito expressivo, que 50% das instituições no mundo, até 2019, ofereceriam 50% das suas aulas on-line.

Ao longo desses 4 anos, o EAD conquistou ainda mais espaço no mercado sendo adotado por muito mais instituições pelo mundo que reconhecem as suas contribuições. O e-learning aumenta a produtividade dos colaboradores de uma empresa e a retenção de conhecimento por parte deles. Num treinamento presencial é difícil medir o quanto de fato o colaborador está aprendendo, com o e-learning esse quesito importante é facilmente atendido.

Um outro fato relatado por várias empresas é que muitos profissionais trocam de empresas por falta de treinamento. Isso pode ser por que a empresa não investe ou ele não tem crescimento adequado de acordo com a sua expectativa. O e-learning amplia a ação de capacitação e reduz a saída dos colaboradores.

As empresas ficam mais competitivas usando tecnologia educacional, porque ficam mais rápidas para fornecer informações, como também para gerir mudanças, o que afeta diretamente de forma positiva sua eficiência em atender as necessidades dos clientes. Sem contar que as empresas têm melhor desempenho em sua indústria e ficam mais propensas a serem líderes de seus mercados. Enfim, a comunicação fica muito mais ágil com tecnologia.

Acredite! Forte cultura de e-learning gera melhor desempenho. A empresa que ainda não utiliza essa tecnologia está muito atrasada.

Como implantar treinamentos nesse perfil

A empresa para fazer seus treinamentos com EAD precisa ter um sistema de aprendizagem implantado. O Wcampus é uma excelente opção. Ele é um sistema de aprendizagem que possibilita as organizações desenvolverem, rapidamente, uma plataforma de treinamento de alto nível, reduzindo os investimentos de plataformas corporativas (LMS), que oferece benefícios de um software de código livre e funcionalidades específicas para as necessidades de treinamento corporativo de forma simples.

Ele é um LMS corporativo de gestão integrada, que a empresa consegue fazer a gestão completa e integrada, de forma fácil, robusta e escalável das informações que deseja aplicar na capacitação num treinamento. Ideal para a equipe de T&D por conta das suas características incríveis. Veja mais:

Uso livre

- É Open Source, ou seja, uma plataforma aberta de uso livre. Além disso, as informações inseridas nele são mantidas ficando esse investimento ativo para a empresa. Dessa forma, ela não fica dependendo de um fornecedor.

Muito poderoso

- Esse sistema é robusto. Ele é capaz de agrupar muitas informações e permite o acesso de muitos alunos.

Inclusão por escalada

- É também muito fácil incluir conteúdos nesse sistema, porque é escalável.

Facilmente customizado

- Ele permite a criação de muitas ferramentas de controle. Basta ter o acesso ao código fonte do sistema.

Acesso intuitivo

- A facilidade de acesso faz dele um sistema muito fácil de ser usado. Mas a Fábrica sugere a capacitação dos gestores e a utilização de tutoriais.

O Wcampus é uma evolução do Moodle, que também é livre e usado pelo mundo inteiro. Ele incorporou o Moodle - primeiro LMS do ambiente corporativo - e criou funcionalidades que não tem no Moodle.

Uma infinidade de relatórios e funcionalidades a seu dispor

Você, como o gestor do treinamento, pode usar vários benefícios, como, por exemplo, gerar relatórios. Há uma infinidade de relatórios que podem ser criados de acordo com a necessidade. E o melhor, não precisa de trâmite burocrático. Precisa de sistema assim, certo? Além ainda permite a adequação do conteúdo a um dispositivo, porque ele tem o design responsivo, o que faz a interação “saudável”.

Esse sistema faz a principal gestão de EAD: a gestão do treinamento - online e Blend F2F - e treinamentos presenciais, em qualquer modalidade. Veja outras possibilidades desse sistema:

  • Oferece o recurso de avaliação e feedback. Tem como fazer a avaliação 360⁰ fazendo com que seus pares façam avaliações integradas e pode ser com a indicação do gestor que está avaliando;
  • Permite a criação de relatórios com hierarquia a partir da capilaridade - regional, função, cargo;
  • Possibilita desenhar planos de aprendizagem e as trilhas dos colaboradores;
  • Há também a WebTV que facilita a comunicação online ou on time. É possível exibir, posteriormente, a transmissão das informações para quem não assistiu.

Várias visões de um único sistema

Utilizando o Wcampus, é possível acessá-lo com a visão dos alunos num layout customizado especialmente desenhado para eles. Com a organização de links internos e integração com outras ferramentas.

Até aqui, você já viu que as possibilidades são as mais variadas com o uso desse sistema. Mas a interação dos colaboradores pode ser ainda maior. Nos fóruns, por exemplo, eles podem inserir imagens e links externos. O administrador do curso, que pode ser o gestor, pode consultar a lista dos participantes nos fóruns, os acessos, a trilha que fizeram em todo o curso.

Ele pode acompanhar também o relacionamento interpessoal do colaborador no trabalho, bem como a evolução de atividades dele no curso, do que já participou, as atividades que concluiu, inclusive a quantidade de visualizações do fórum e, até mesmo, a última vez que acessou o curso, o relatório de notas, ou seja, o perfil completo do colaborador.

O sistema também permite que o colaborador acompanhe alguns relatórios. É bem interessante ele saber quanto foi a nota que recebeu com a realização das atividades propostas. A ideia é que esse recurso seja motivador.

Mais uma possibilidade interessante é permitir a visualização do ambiente por um perfil específico. Isso é muito eficiente quando o pessoal do suporte tem uma dúvida e temos como acessar como o colaborador visualiza a tela e identificar a dificuldade.

A hierarquia dentro da empresa também pode ser exibida nesse sistema. A vantagem disso?  Todas as atividades poderão de agrupadas de acordo com as hierarquias pré-definidas. É possível organizar de forma que saiba que o colaborador X faz parte da gerência YZ, que está ligada à diretoria XYZ.

Nesse sistema, o RH poderá definir as competências tanto individuais quanto por grupo, conforme a necessidade e o estabelecido na empresa. Pode ser para um único colaborador ou para a empresa inteira. Veja um pouco mais:

  • Criar metas e definir a escala delas, de acordo com o que for definido que é a prioridade;
  • Organizar os programas de capacitação fazendo uma trilha de acordo com o que se quer e o prazo que o colaborador deve levar para fazer a tarefa;
  • Os planos de aprendizado podem ser criados pelo colaborador ou pelo gestor, pode ter ou não aprovação prévia.

A integração de sistemas sem mistério

O Wcampus também faz a sincronização das informações com os sistemas que tenha na empresa. Ele integra arquivos - CSV ou PDF.

Ele é um sistema tão inteligente que permite que ambientes sejam customizados de acordo com a identidade e necessidade da empresa, com a produção personalizada de cursos. Além de funcionar em smartphones e tablets oferecendo a possibilidade ao colaborador de estudar como prefira.

O Wcampus está alinhado aos lançamentos do Moodle e contribui ativamente para as suas inovações. E tem a Fábrica de Cursos como um dos seus principais parceiros no Brasil.

O AVA Wcampus é uma distribuição do Moodle, o principal AVA open source, para o mercado corporativo. O Wcampus foi escolhido como o principal AVA devido à sua riqueza de funcionalidades. Ele foi homologado pela Fábrica de Cursos, porque permite a integração de CRM, ERP, etc.

 

Gamification @Fábrica de Cursos