post#185.jpg

LMS: Maior aprendizagem em menos tempo

Os LMS´s - Learning Management Systems são sistemas web que permitem as empresas entregarem, utilizarem, distribuírem conteúdos para seus colaboradores de forma inteligente com o objetivo de capacitá-los. Eles são desenhados para fazer a gestão de treinamento. Esses ambientes oferecem recursos de oferta para conteúdo estruturado, com participação monitorada e acompanhamento da performance da equipe que participa de um curso ou treinamento.

 Informação rápida e mais específica

Nesses sistemas os participantes podem trocar informações síncronas, ou seja, com interação, ao mesmo tempo, e mensagens instantâneas.  Eles permitem a administração de conteúdo através de relatórios para necessidades específicas de cada empresa. Todos os setores das empresas podem e devem ser beneficiados com a utilização, que é uma opção dinâmica para sair do modelo tradicional. No Brasil, nos últimos anos, aumentaram as ofertas de cursos online, ou seja, através de ambientes virtuais de aprendizagem, no ambiente corporativo.

 Praticidade garantida

Está mais do que comprovado que o uso de um sistema vem acompanhado de muitos benefícios. Um dos pontos favoráveis é a facilidade e a praticidade que se tem de acompanhar o desenvolvimento do usuário num curso. Outro exemplo que ilustra bem isso é, quando feito um nivelamento online com os participantes de um treinamento, posteriormente, se houver necessidade de um encontro presencial, fica mais fácil para o colaborador se colocar, porque ele teve tempo de estudar, de se preparar para aquele momento.

Consistência das informações 

A empresa consegue fornecer, através de uma única forma, os conteúdos que precisam ser estudados por uma equipe, concentrando assim a aprendizagem. É possível treinar em um mesmo espaço e fazer um acompanhamento da evolução do desempenho de acesso ao conteúdo de forma integrada.

É possível ter grupos múltiplos que vão acessar as informações cada um ao seu tempo. Num LMS, a forma como os conteúdos chega ao usuário é definida como um padrão, possibilitando melhor alinhamento de como os colaboradores adquirem a informação. O gestor do treinamento consegue atuar de forma consistente de acordo com a sua necessidade.

Relatórios de desempenho

Viabiliza a melhora da performance dos colaboradores. É essencial para gestor ter retorno do que está acontecendo no processo de treinamento do usuário. O histórico dos usuários do sistema fica registrado e dessa forma existe a possibilidade de acompanhar novos e antigos alunos.

O LMS permite treinamento com ou sem tutor, que o usuário crie sua própria trilha dentro do curso, ou seja, ele faz a gestão dos seus interesses. Nele também é indicada a necessidade de um colaborador. Outro ponto interessante, é que através desse acompanhamento são reunidas informações para o planejamento das atividades do próximo período.

Acompanhamento evolutivo

Possibilidade de avaliar o usuário no início, meio e fim do curso. Ele pode gerar um indicador geral ou específico. Com a participação do usuário em fóruns e chats, é possível fazer uma avaliação qualitativa de sua atuação. Esse procedimento requer planejamento no início do projeto do que se quer definir.

Processo de aprendizagem simples

Pode ser feito um teste de nivelamento no final de um conteúdo e, com as respostas, o gestor pode orientar a trilha do seu aluno. Isso é bom para as empresas que precisam que seus colaboradores sejam certificados, além de diminuir o tempo que seu colaborador precisa ficar afastado das atividades principais na empresa e melhora o seu desempenho nas atividades. 

Centralização das informações

O sistema pode ser facilmente atualizado porque centraliza todas as informações. O sistema é facilmente atualizado sem a possibilidade de conteúdos perdidos e do histórico dos usuários. É possível fazer a atualização de formulários, pesquisas, enquetes, da avaliação de conteúdo sem afetar a logística de distribuição e sem gerar divergência de material que foi atualizado. 

Nova call-to-action

Assine a news da Fábrica!

Postagens mais lidas

SCOPE @Fábrica de Cursos