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Sabemos o quanto a escolha certa da metodologia impacta no resultado do seu projeto de curso EdTech (EAD/e-learning). Além de ser um influenciador decisório no seu ROI, afinal, é importante planejarmos os investimentos de forma eficiente, o uso de uma metodologia adequada ao seu projeto, considerando público, requisitos técnicos e conteúdo a ser abordado, são fundamentais para se conseguir um bom engajamento.

A variedade de aplicações possíveis aos infográficos é impressionante.

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Vamos observar algumas dicas para utilização de infográficos neste post.

  • Podem ser usados na apresentação de novos produtos e no lançamento de atualização desses produtos. 
  • Na construção de um manual de benefícios para novos colaboradores, apresentação do dress code.
  • No programa de integração com orientação organizacional, no plano estratégico e na apresentação do histórico da empresa.
  • Na apresentação de inovações ou de alguma política da empresa para reciclagem/atualização dos colaboradores.
  • Como referência de conteúdo no nivelamento dos colaboradores antes de um treinamento.
  • Como orientador a processos...

 

O infográfico tem que ser o retrato fiel do seu conteúdo, do que você quer transmitir, apenas organizado de forma mais objetiva e explícita. Ele não pode ser só bonito. Sua estratégia, objetivo e planejamento precisam ser bem definidos. É uma forma eficiente para compartilhar a informação e facilitar seu entendimento, bem como o consumo da informação. A sua utilização também pode humanizar histórias e outros conteúdos, como materais complementares ou um objeto de apredizagem associado.

 

Você pode trabalhar com informações estatísticas usando um infográfico.

Algumas sugestões são:

  • Métricas para treinamento equipe comercial.
  • Pesquisa de mercado para seu time de marketing. 
  • Pesquisa de satisfação das ações de capacitação.
  • Apresentação de indicadores para seus gestores que irão validar o seu projeto orçamento para o período seguinte.

 

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Você também pode aplicar os infográficos em várias outras situações. 

 

PROCESSOS

  • Treinamento para a equipe de produção.
  • Procedimento para o grupo de atendimento a clientes.
  • Normas de condutas para o grupo de supply chain (suprimentos).

 

APRESENTAÇÃO DE IDEIAS

Apresentação de conceitos para a gestão de mudanças na empresa, teorias fundamentais para o grupo de operação, dicas sobre liderança para seu time de gerentes utilizar como um brainstorming.

 

INFORMAÇÕES CRONOLÓGICA - linha do tempo

  • Programa de integração com a história da empresa. 
  • Plano do ano seguinte com as atividades da área.
  • Eventos cronológicos.
  • Treinamento em gestão de projetos com construção de cronogramas.

 

Também aplicado para INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS

  • Localização, estatísticas regionais, gráficos populacionais

 

INFORMAÇÕES BRUTAS

  • Ingredientes, componentes, listas

 

HIERARQUIAS

  • Organograma, projeto de viabilidade

 

RELAÇÕES

  • Interna e externa
  • Entre poderes (pensando na política) x pessoas
  • Produtos/serviços
  • Para definir ações operacionais entre áreas da empresa – avaliação 360°

 

E finalmente, até para apresentação de informações PESSOAIS

  • Cultura organizacional
  • Currículos

E MUITO mais!

 

A aplicação do infográfico é rica. Você também pode usá-lo para representar informações geográficas, fazer uma avaliação 360⁰ e listar ingredientes de produtos. Para uma empresa de alimentos, por exemplo, é importante o call center estar alinhado com essas informações.

Exemplo de infográfico com informações complexas apresentadas de forma simples!

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Veja como fica fácil identificar as informações! Vários indicadores e números apresentados de forma muito sutil. Uma visão organizada por gênero, raça, idade, meio, distribuição de renda é uma forma eficiente de transmissão de informação. 

 

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Neste infográfico "Evolução da Educação com foco na tecnologia" apresentamos um pouco da evolução das TICs – Tecnologias da Informação e Comunicação desde 1900. 

Aqui na Fábrica usamos infográficos em diferentes formatos. Até agora vimos o que chamamos infográfico estático. Mas nesse exemplo  que criamos como um infográfico animado – ainda temos o infográfico interativo – lembrando que seu formato, ou seja, a metodologia a ser utilizada será definida de acordo com a estratégia, que levará em conta o conteúdo, o público, etc.

 

O infográfico também pode ser usado com apoio numa apresentação. 

 

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Cuidados que deve considerar na elaboração

Infográfico digital pode ser baseado em outro infográfico. Ele pode ser interativo. Mas, é preciso estar atento aos formatos e em sua elaboração:

  • É importante pesquisar sobre o seu público.
  • Não pode ter muitas informações e cores fortes.
  • Tem que ser muito bem organizado.

Jamais faça isso!

 

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Neste caso, além das cores que estão muito ruins, pois todas chamam muita atenção em todas as caixas, o desenho esquemático possui muita informação... muitas caixas, para um espaço pequeno considerando o volume de dados.

Esse mapão é complexo demais para estar na mesma página.

O ideal aqui seria dividir em grupos, focados por tipo de processo, área ou informação e com a criação de um resumo, com uma visão macro.

 

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Neste caso vemos a tentativa frustrada da criação de um infográfico como linha do tempo.

O principal erro foi a quantidade exagerada de informação textual. Além disso, as cores estão bem distantes do tema. Num infográfico, tudo deve ser usado a favor da informação, a favor do tema. O tema deve ser o enredo de apoio ao conteúdo.

 

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Neste outro exemplo, além da quantidade de informação, como já vimos no exemplo anterior, fica impossível de entender as informações.

Podemos até pensar que o tamanho utilizado para apresentação é muito pequeno, mas se fosse maior, mesmo que cobrisse uma parede inteira, ainda seria muito confuso entendê-lo e certamente, seria pouco prático.

 

Ou seja, é muito importante que muitos aspectos sejam considerados antes de começar a criar o seu infográfico. Não basta apenas você ter um conteúdo e passar para um designer que faça ele ficar bonitinho :/

 

Para a elaboração ser adequada, também considere algumas perguntas básicas:

  • Para quem você está criando o infográfico?
  • Quais as informações precisam e devem ser transmitidas?
  • Quais são os temas e assuntos mais importantes?
  • Quem será o porta voz ideal?
  • Quais os temas mais sensíveis que não devem ser abordados?

Geralmente, os colaboradores têm muita dúvida quanto aos serviços que a empresa oferece em geral. Então, quanto mais específico você for, mais fácil será conectar-se com eles e atendê-los. Melhor será o engajamento com o conteúdo.

Para vários públicos, o ideal é criar vários formatos de comunicação com profundidade e diferentes pontos de vista.

 

Construa sua história através de camadas para orientar o seu aluno na absorção daquela informação. Quanto maior conhecimento maior clareza na explicação. Então:

  • Pesquise o seu tema antes de transmitir os pontos mais básicos.
  • Procure os especialistas sobre o assunto.
  • Entreviste as autoridades sobre o tema.
  • Separe as informações e as organize.

 

Segundo Albert Einsten, "se você não consegue explicar algo de forma simples é porque não entendeu bem a coisa. ”

 

O passo a passo para facilitar sua produção

Comece seu trabalho fazendo um projeto teste! Elabore a primeira versão para uma turma com seus colaboradores mais críticos. Anotadas as sugestões e os pontos revistos, faça uma apresentação dele para esses mesmos colaboradores.  Depois reúna os mais especialistas, numa turma piloto, para garantir que você compreendeu todas as ideias e construiu um infográfico com informações precisas e diretas.

 

Algumas dicas que podem ajudar:

  • Vá direto a conclusão. Exponha o assunto diretamente.
  • Utilize palavras grandes com moderação. Procure palavras simples. Pode substituir palavras por ícones.
  • Combata o abuso dos jargões.
  • Evite siglas. Elas confundem os leitores.
  • Importante desenvolver conteúdo em sintonia com o seu público
  • Nada de erros. A credibilidade é tudo. Faça uma boa revisão do seu trabalho!
  • Voz ativa é a certa. Torna a comunicação poderosa. 

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Já sabemos que o infográfico é a forma visual para contar uma história para o seu público!

 

COMO COMEÇAR:

1) Os recursos visuais devem ser sempre simples.

2) Assegure-se de que seus gráficos transmitam a informação certa. Isso pode ser um desafio para designers sem conhecimento sobre estatística e por outro lado, um desafio para estatísticos que não entendem a importância das cores, por exemplo.

3) Utilize cores nos gráficos e humanize os seus dados.

4) Acima de tudo: Defina seus objetivos

 

E lembre-se! Os formatos visuais continuam em alta, mas o infográfico tem que ser um projeto estratégico bem pensado para seu investimento ter retorno e sucesso!

Aproveite para baixar o nosso infográfico GAMIFICATIONS: estatísticas e fatos e comece a pensar no seu próximo projeto EdTech.

Gamification @Fábrica de Cursos