post#173.jpg

As empresas querem ter em suas equipes colaboradores que tenham um excelente desempenho, que cumpram suas tarefas e atinjam os objetivos propostos dentro do prazo estabelecido.

É o desejo de todo gestor ter colaboradores com um alto nível de desempenho, que sejam seus parceiros no desenvolvimento dos planos estratégicos estabelecidos pela empresa traçados para atingir as metas almejadas.

Os profissionais com alto potencial de desempenho - os high potenciais, como são conhecidos - são identificados por suas diferenciadas habilidades. Aqui, você conhecerá sete características deles, que demonstram sua produtividade. 

1 - Saber escutar:

Esses colaboradores são excelentes ouvintes. Escutam atentos às colocações dos colegas e de seus gestores para melhor argumentarem. São pessoas que estão abertas a receberem feedbacks. E, a partir deles, reestruturam suas estratégias fazendo os ajustes que forem necessários sempre buscando a dinamizar o trabalho e melhorar o seu próprio desempenho e o da esquipe. 

2 - Positivismo:

Os high potenciais sempre buscam identificar o que é positivo nas situações, mesmo que o cenário mostre ao contrário, visando transformar o que é negativo em oportunidade para melhorar um processo e a falha não ser repetida. Essa postura facilita o seu envolvimento com o trabalho e a resolução de problemas

3- Responsabilidade:

São cientes de suas responsabilidades ao que diz respeito à execução de suas tarefas e aos possíveis erros que possam cometer. Assumem o que fazem. Para esses colaboradores não têm desculpa. Isso também se aplica ao cumprimento de prazo das tarefas, trabalham com esse objetivo desde que isso seja viável. Caso identifiquem que o prazo estabelecido não possa ser cumprido, irão apresentar as razões ao gestor e alinhar um novo prazo de entrega. 

4 - Gestão do Tempo:

O planejamento é um ponto forte desses colaboradores. São profissionais que administram o seu tempo gerindo suas tarefas de forma organizada. Também se posicionam com clareza e seriedade diante de uma solicitação que não possa ser cumprida, no entanto, cumprem o que prometem.

5 - Objetivos próprios

Na medida que são organizados também são proativos. Esses colaboradores estão sempre buscando concluir uma tarefa solicitada antes do prazo e sempre primando pela qualidade do seu desenvolvimento, pela melhor utilização dos recursos e verbas disponíveis para os projetos. Aproveitam as oportunidades para seu próprio crescimento profissional, da equipe e da organização.

6 - Desafios

Os profissionais high potenciais são movidos a desafios. Estão dispostos a cumprir as tarefas mais difíceis e prontos para buscar a solução dos problemas. Veem nessas situações a possibilidade de traçar novas estratégias evitando a repetição de erros. O foco é no que é importante, não no mais urgente.

7 - Compromisso com o desenvolvimento pessoal:

O desenvolvimento pessoal tem valor para eles, que exigem muito de si mesmos e valorizam tudo que aprendem, seja com os acertos ou erros, mas sempre com foco na aprendizagem e na aplicação do que aprendeu numa situação futura. 

Os colaboradores de alto desempenho possuem todos esses hábitos. São pessoas que cuidam das relações que criam com a equipe na qual trabalham e com a empresa.  Agem de forma proativa passando confiança e respeitando as opiniões visando alcançar os objetivos propostos e aplicar o que foi aprendido numa nota etapa.

Para uma organização, reter os colaboradores é muito importante, isso minimiza despesas com treinamento, por exemplo. Mas, manter os colaboradores de alto desempenho e produtividade é ainda mais significativo para ela. Esses profissionais, geralmente, são direcionados para cargos estratégicos dentro da empresa por conta do seu perfil dinâmico e comprometido com seu trabalho. É um potencial valioso para a empresa. 

Oba! Workshop 0800 da Fábrica!

Assine a news da Fábrica!

Postagens mais lidas

GestãodeTalentos @Fábrica de Cursos