post#201.jpg

Ter colaboradores engajados é determinante para otimizar o desempenho geral e individual numa empresa. Profissionais comprometidos com seu trabalho ficam mais satisfeitos, diminuindo a chance de deixarem a empresa, aumentando a produtividade e a retenção do talento humano. 

Conquistar o engajamento dos colaboradores é uma tarefa que requer atenção. Proteger e garantir essa relação só traz benefícios. Ela deve receber o mesmo tratamento que a empresa dedica a uma estratégia de marketing ou a uma estratégia ao cliente. Não se pode pensar numa empresa que não tenha essas estratégias, não é mesmo? Elas são usadas para conquistar os resultados esperados, então por que não fazer o mesmo internamente no que diz respeito ao engajamento? De acordo com a revista Forbes, pessoas comprometidas com seu trabalho são 87% menos propensas a deixarem a empresa.

A rotatividade do colaboradores, o talento humano da sua empresa, tem como consequência um grande prejuízo para a empresa. Redução da rotatividade, além de redução de despesas com indenizações, otimiza os custos com processos de novas contratações, o que significa economia de dinheiro e de tempo.

Para os colaboradores aumentarem o comprimisso com a empresa, o clima organizacional e a liderança têm papel fundamental. Eles criam vínculos entre o colaborador e a organização, o que aumenta o interesse dos profissionais em assumirem responsabilidades e atingirem os seus objetivos. 

Para aumentar o engajamento e sua efetividade há 5 aspectos básicos. Veja:

  1. Desenvolvimento profissional:

Estruture e implante programas de capacitação para otimizar as competências organizacionais de sua equipe. Faça uma avaliação de desempenho para identificar o que precisa ser ajustado, atribuir as atividades adequadas e estabelecer a realização das mesmas. A partir desse resultado poderá melhorar o desempenho de seus colaboradores e promover o crescimento profissional da equipe. 

  1. Motivação:

Colaboradores motivados é o que toda empresa deseja e precisa. A motivação é o caminho para o sucesso no trabalho.  A responsabilidade de motivar seus colaboradores é da empresa. Seus representantes devem demonstrar que gostam do que fazem, que fazem da melhor forma possível e essa mensagem tem que ser entendida como verdadeira pelos seus colaboradores. Para complementar, é preciso deixar claro as metas, cargos e funções de cada integrante da equipe. Profissionais comprometidos e motivados cumprem melhor com suas responsabilidades. O papel do líder é muito importante nesse processo de motivação. Quando ele demonstra preocupação pelo bem-estar dos negócios e do seu grupo, contribui para a equipe ficar motivada e alinhada.

  1. Apropriação:

Uma outra forma de gerar engajamento é delegando tarefas, atribuindo responsabilidades e demonstrando confiança nos colaboradores, transferindo tarefas. É necessário que a equipe entenda e sinta o quanto o seu trabalho é importante para o alcance das metas corporativas.

  1. Comunicação:

O ganho da empresa quando a comunicação entre um líder e sua equipe é direta e transparente, ou seja, sem ruídos, é bastante significativo. Ela deve ser assertiva e respeitosa para gerar engajamento. Nessa relação é preciso que sejam tratados os erros, acertos, necessidades, problemas e procurar as melhores soluções, em conjunto. Quanto mais próxima e verdadeira for a comunicação, maior será a conexão entre a equipe.

  1. Flexibilidade:

Quando os profissionais podem frequentar o trabalho nos horários de acordo com suas necessidades, por exemplo, isso acaba promovendo um maior compromisso e engajamento com suas atividades. Os colaboradores percebem que precisam cumprir as suas metas, no prazo estabelecido, para comprovar que o benefício é justo e eficiente para a empresa, e claro, poder continuar com o benefício. É uma forma de equilibrar a vida profissional com a pessoal, ter mais satisfação e melhores resultados.

Está claro que o talento humano é o bem mais valioso das organizações e que o engajamento é o alicerce para a produtividade numa empresa. Uma equipe comprometida e motivada é condição básica para atingir resultados positivos, identificar e solucionar  problemas e, claro, aumentar a retenção de seus colaboradores.

Gamification @Fábrica de Cursos