#162.jpg

Neste artigo, você explorará 5 grandes benefícios do microlearning e por que não pode ignorá-los.

COMO O MICROLEARNING INCENTIVA O ENGAJAMENTO DO TREINAMENTO ONLINE

Microlearning é a nova forte tendência de e-learning que está revolucionando o aprendizado digital tradicional. O boom da tecnologia móvel levou a um aumento da procura por dispositivos móveis e pesquisas de mercado indicam que as pessoas estão acessando conteúdo digital com mais frequência em smartphones e tablets do que em desktops. Isso significa que o design e a interface do treinamento online devem utilizar abordagens inovadoras que sejam compatíveis com a mudança para o móvel. Mas então, como o microlearning beneficia o treinamento online? Confira antes o que é, exatamente, microlearning.

Microlearning é uma abordagem modular de entrega de treinamento online, onde o conteúdo é projetado em uma série de curtos “momentos” de aprendizagem concisos e dinâmicos, cada um representando uma experiência completa por si só, ao mesmo tempo em que suporta a sequência e evolução da aprendizagem como um todo. Um objeto de aprendizagem ou módulo de microlearning pode ser composto de um único recurso, como um vídeo ou um infográfico, em vez de uma série de slides de texto e imagem. Confira cinco importantes benefícios do microlearning que você não pode ignorar.

5 BENEFÍCIOS DO MICROLEARNING QUE VOCÊ NÃO PODE IGNORAR

1. Engajar a geração Y (millenials)

O millennials (aqueles nascidos entre 1980 e 2000, também conhecidos como Geração Y) estão estabelecidos no mercado de trabalho, já formando a geração majoritária da população trabalhadora. Eles cresceram em meio à tecnologia e estão acostumados a acessar informações de forma fácil e rápida usando a internet. Para engajar este público, o uso inteligente da tecnologia deve ser incorporado à experiência educacional e o microlearning faz isso enquanto fornece acesso sob demanda através de dispositivos móveis. O microlearning permite que o conteúdo seja entregue em breves "doses", se beneficiando do melhor tempo de atenção do aluno, aumentando a retenção do conhecimento.

#162a.jpg

2. Reduzir a duração do treinamento e aumentar o ROI

Como a absorção do conhecimento é mais eficiente em um modelo de microlearning, a duração geral do treinamento pode ser reduzida, levando a um aumento do ROI, o famoso retorno do investimento, nos investimentos de treinamento. O antigo, longo e dispendioso treinamento em e-learning perdeu espaço para os formatos digitais de microlearning curtos e concisos. Por exemplo, um manual online pode ser reestruturado em uma série de pequenos vídeos de demonstração. Devido à sua estrutura modular, é fácil editar ou atualizar um módulo de microlearning sem tornar todo um curso offline.

3. Fornecer conveniência e flexibilidade

O microlearning é perfeitamente adequado à distribuição em dispositivos móveis: o mobile learning (aprendizado móvel) oferece a máxima conveniência e flexibilidade para os alunos. Os colaboradores não terão que se planejar para participar do treinamento durante o horário de trabalho ou ficar para trás para completá-lo. Em vez disso, os módulos podem ser acessados em outros horários, como durante o almoço, intervalos ou mesmo no trajeto entre casa e trabalho, consumindo um tempo pequeno de atenção do aluno. Ter a opção de completar o treinamento em dispositivos móveis, pessoais ou corporativos, pode aumentar a vontade de participar da experiência de aprendizagem e, consequentemente, o engajamento.

4. Empoderar alunos por meio de autogestão

Com o microlearning, você pode configurar o treinamento para que os alunos possam acessá-lo da maneira que quiserem e os materiais de aprendizagem podem ser usados para suporte ao trabalho. Permitir que os alunos autogerenciem seu treinamento obtendo, de forma autônoma, a informação de que precisam – em vez de você "empurrar" o que acredita que eles precisem, pode fortalecer o empoderamento e mudar as atitudes com relação ao treinamento e a toda a empresa.

#162b.jpg

5. Treinamento de reformulação (o real objetivo do SCORM)

Os componentes de objetos modulares de uma solução de microlearning podem ser misturados e combinados para criar novos cursos. Por exemplo, os objetos principais podem ser incluídos para todos os grupos, com o acréscimo de recursos ou módulos exclusivos para grupos de função específicos. Os objetos de microlearning também podem ser usados para configurar um conjunto de treinamento sob demanda que pode ser acessado em qualquer lugar, sempre que os alunos o requisitarem. Com o reaproveitamento, a vida útil do seu conteúdo aumenta exponencialmente.

LMS @Fábrica de Cursos