post#178.jpg

Para uma organização o talento humano é o seu capital de maior valor.  Ela deve conservá-lo e adotar ações que fortaleça o comprometimento dos seus colaboradores, para isso precisa estruturar um processo que permita-os a desenvolver seu potencial num plano de carreira apoiado em resultados positivos pelo bom desempenho do trabalho. 

Manter seus colaboradores motivados, satisfeitos e comprometidos com o trabalho reduz, significativamente, a rotatividade de pessoal numa empresa, além de facilitar o alcance dos objetivos estabelecidos. Essa é uma maneira de evitar que isso seja recorrente, o desgaste organizacional e financeiro da empresa, e de seus encarregados.

O plano de carreira é uma das melhores maneiras de se reter e motivar talentos numa empresa. Mas, ele tem que ser desenhado para promover os colaboradores pelos diversos cargos da empresa passando por posições estratégicas, para que percebam que seu esforço e dedicação ao trabalho foram reconhecidos ao longo de sua permanência na empresa. 

 Hoje, você irá conhecer os 4 mais importantes benefícios que uma empresa recebe quando investe no talento humano: 

  1. Desempenho e produtividade:

Geralmente, os colaboradores mais comprometidos e que têm uma postura mais positiva perante o trabalho na realização de suas tarefas, projetos e no relacionamento com os demais colaboradores estão satisfeitos com seu cargo e com a posição que ocupa dentro da empresa.  Isso é observado em sua produtividade e na realização de seus objetivos individuais, determinantes para o alcance das metas globais e estratégicas da empresa.

  1. Aumento da retenção:

Quando se valoriza o esforço e a dedicação de um colaborador diminui-se as chances dele buscar um novo emprego.  Os millenials, mais do quaisquer outros colaboradores, precisam sentir-se valorizados, porque são facilmente propensos a buscar novas propostas de trabalho no mercado. A empresa deve estar atenta a essa situação para reverter essa inconformidade. 

  1. Maior compromisso:

Faz parte de uma boa política de retenção dos colaboradores a empresa investir no desenvolvimento do talento humano. Ela alavanca a satisfação dos colaboradores demonstrando interesse pelo crescimento da equipe e confiança no trabalho que ela faz, e claro, aumentando o compromisso deles com a organização.  São dadas aos colaboradores promovidos e capacitados são dadas as condições para que desenvolvam seu potencial, seu perfil de liderança e trabalhem seus conhecimentos para o crescimento da empresas e das demais equipes. 

  1. Menor rotação:

É um indicador que merece atenção dos gestores da empresas a alta rotatividade de colaboradores, porque interfere diretamente no funcionamento do negócio.

Cuidar para que a rotação não aconteça reduz os custos com pessoal, tempo e energia para encontrar os profissionais nos perfis para ocupar as vagas disponíveis no mercado atual tão competitivo. 

Para evitar essa rotatividade é recomendável implementar um programa de promoção e desenvolvimento, como já falado, que valorize o potencial e a dedicação dos colaboradores.

É bom tanto para a empresa como para os colaboradores que, diante de uma demissão, a posição seja ocupada por um profissional de dentro da própria empresa, isso além de reconhecer os talentos internos, evita-se perder tempo com capacitações. 

É normal que as pessoas fiquem atentas a novas oportunidades de trabalho. Então, cabe a empresa trabalhar com foco para manter seus colaboradores comprometidos e que se sintam valorizados, investindo em capacitação para que  aprimorem suas habilidades e adquirem novos conhecimentos, insumos para que cresçam na empresa com seu próprio mérito satisfeito e com boa produtividade.

Avalie o desempenho de sua equipe, aumente a produtividade e retenha talentos.

Saiba mais sobre o assunto baixando este ebook da Fábrica!

SCOPE @Fábrica de Cursos