post#199.jpg

O modelo de liderança adotado por um gestor tem que ser alinhado à cultura da empresa, tem que ser benéfico para os colaboradores e contribuir para garantir que a empresa funcione bem, por isso é muito importante avaliar os estilos de liderança que são usados.

fabricadecursos_As4importanteslideranca02

Faz parte do papel da liderança motivar os colaboradores, conduzir a empresa bem em quaisquer cenários e promover alta satisfação no ambiente de trabalho.

Com essa proposta, a liderança tem que ser adequada e, se preciso, transformada para ser aplicada dentro da empresa. O conceito de liderança transformacional ou carismática entra nesse contexto como ponto chave. O estilo transformativo é dividido em quatro áreas e reúne características colaborativas, a prática da delegação, a participação ativa dos envolvidos no processo e a valorização do apoio para gerar a confiança mútua. A relação entre o gestor e sua equipe tem que ser baseada na confiança, na admiração e no respeito recíproco, para gerar um alto nível de comprometimento na realização dos objetivos do setor e da empresa.

Conheça as 4 áreas desse modelo de liderança e suas aplicações:

post#199b.jpg

1 - Influência idealizada

Essa é a primeira área associada ao estilo transformativo de liderança. Nela identifica-se como os colaboradores idealizam os líderes e os impactos que isso traz para o cumprimento das metas e objetivos de cada um deles.

Quanto mais alto for o nível de confiança que o colaborador depositar em seu líder, mais estará disposto a desempenhar novas tarefas e riscos, ou seja, assumir metas desafiadoras e importantes para sua carreira profissional. Sendo o líder uma forte referência para os colaboradores, sua atitude influenciará na forma como irão ver o trabalho que está sendo produzido.

fabricadecursos_As4importanteslideranca04

2 - Motivação inspiracional

Esse é o método que os líderes usam para gerar compromisso organizacional necessário aos colaboradores. Através da motivação, o líder pode ter equipes altamente empenhadas em atingir metas ambiciosas. Mas, para ter resultado efetivo, é preciso inspirar seus colaboradores, mostrar o quanto são capazes e dar-lhes insumos e capacitação adequados. Não é uma tarefa fácil, porém possível e, quando bem feita, muito produtiva.

fabricadecursos_As4importanteslideranca03

3 - Estimulação emocional

Nessa etapa é analisada a estimulação emocional. A sua aplicação permite ao líder aumentar o rendimento de seus colaboradores, criando, inovando e desenvolvendo soluções para os conflitos. Aqui é valorizado o líder ser criativo e ter habilidade para contornar as situações, mas, também é muito importante como ele transforma seus colaboradores em profissionais com essa atitude no trabalho. Cabe ao líder, orientar sua equipe nesse sentido, para que seus membros sejam capazes de solucionar problemas de forma inovadora e desenvolvam a capacidade de lidar com desafios dentro da empresa.

post#199a.jpg

4 - Consideração individualizada

Fechando o conjunto de áreas, o estilo transformacional estimula a consideração individualizada, que significa atender às necessidades de cada colaborador separadamente. Esse tratamento individualizado pode ser visto pelo colaborador como cuidado e valorização, e o gestor pode oferecer apoio ou coaching para que ele não se sinta só mais um, e sim, que é parte importante no processo.
A liderança transformacional envolve pontos importantes para a melhoria do desempenho dos colaboradores dentro da empresa. A primeira etapa determinante para o bom resultado é a empresa adotar o estilo de liderança que mais se adapte à sua cultura e que possa gerar mudanças significativas que aumentem o rendimento dos colaboradores.

Oba! Workshop 0800 da Fábrica!

Assine a news da Fábrica!

Postagens mais lidas

Reforço @Fábrica de Cursos