post#154

Quando você pensa em suporte ao desempenho, o que lhe vem à mente? Manuais empoeirados e outros materiais para dar suporte ao trabalho ou dispositivos de alta tecnologia?

Caso você tenha respondido “dispositivos de alta tecnologia”, parabéns! Você leu minha mente. Faz todo o sentido colocar suporte ao desempenho em um dispositivo móvel.

Post154_Fabricade cursos_MelhorJuntosAprendizagemMóveleSuporteaoDesempenho01

65% das pesquisas de informações começam em um smartphone e, em 2012, 65% dos colaboradores declararam que seus dispositivos móveis são seus “dispositivos de trabalho mais essenciais”. Além disso, cerca de 75% da força de trabalho dos EUA já é móvel e a IDC tinha previsto que, até 2015, o número chegaria a 1,3 bilhão de pessoas em todo o mundo ou 37,2% da força de trabalho global. E isso se mostrou uma expectativa muito realista.

O suporte ao desempenho e faz necessário para a aplicação do conhecimento. Nossos colaboradores podem usá-lo quando precisam se lembrar ou agir de acordo com o que foi aprendido no treinamento, ou quando precisarem, por exemplo, corrigir algo que está errado ou até mudar habilidades ou práticas de desempenho.

Que conteúdo pode se tornar Suporte ao Desempenho móvel?

Por exemplo, quando você não se lembra como trocar o toner da impressora e a janela de exibição da impressora mostra como fazê-lo, isso é suporte ao desempenho. E quando você se encontra em uma situação em que não há suporte ao desempenho? Suponha que você seja uma enfermeira voluntária em uma área de baixa renda e não possua equipamentos sofisticados ou que você seja um funcionário tentando lembrar todas as diferentes combinações de bebidas que podem ser feitas com limas. O suporte ao desempenho móvel pode te salvar nessas situações.

Post154_Fabricade cursos_MelhorJuntosAprendizagemMóveleSuporteaoDesempenho02.jpg

Que tipos de materiais de aprendizagem podem se tornar suporte ao desempenho em dispositivos móveis? Aqui estão algumas possibilidades: PDFs, áudios, vídeos, aplicativos de bate-papo, SMS (mensagens de texto), páginas móveis e aplicativos nativos.

Vamos voltar ao exemplo do colaborador que precisa trabalhar com sucos. Nessa empresa, os colaboradores não apenas têm de entregar comida deslizando sobre patins, mas também têm que preparar uma variedade de itens do cardápio (inclusive 398.929 combinações de sucos), a partir do zero, após o cliente as pedir. Isso é muita coisa para se lembrar! Em vez de criar um treinamento anual e esperar que os funcionários memorizassem tudo, a empresa criou recursos de suporte ao desempenho móvel para mostrar como preparar itens individuais do cardápio, bem como oferece diversos documentos para ajudar um colaborador a responder prontamente perguntas sobre produtos contendo alérgenos alimentares como glúten ou nozes.

post#154b

Temos que escolher entre instrução e suporte ao desempenho?

Claro que não. Com a aprendizagem móvel, você pode ter ambos! Por que não combinar instrução e suporte? Hoje e a cada dia mais, dá-se mais e mais responsabilidades aos colaboradores. Portanto, eles precisam ainda mais de treinamento e suporte.

Jason Haag, analista de pesquisas e líder de aprendizagem móvel do Advanced Distributed Learning (ADL) dos Estados Unidos, diz:

“A aprendizagem móvel NÃO deve ser vista meramente como um substituta, uma alternativa ou como uma nova adição aos métodos de treinamento existentes. Deve ser considerada uma forma complementar para aumentar ou melhorar todos os tipos de aprendizagem”.

Post154_Fabricade-cursos_MelhorJuntosAprendizagemMóveleSuporteaoDesempenho03

O suporte ao desempenho se concentra em aplicar e dar vida ao conhecimento adquirido através da instrução formal. Com novas ferramentas, você pode facilmente implementar o m-learning formal e o suporte ao desempenho móvel através da mesma plataforma, diretamente para os dispositivos dos seus próprios alunos, a partir de telefones iOS e tablets para dispositivos Android também!

Não é incrível que seja possível contar com diversos formatos de oferta de informação para nossos colaboradores, cada vez mais, melhorarem seu desempenho e consequentemente, o resultado das nossas empresas?

Oba! Workshop 0800 da Fábrica!

Assine a news da Fábrica!

Postagens mais lidas

Oba! Workshop 0800 da Fábrica!