post#147

A ideia de fonte única já existe há muitos anos, mas o que realmente significa e como você pode tirar proveito disso? Essa é a abordagem ideal de conteúdo de aprendizagem considerada estratégica para sua empresa. Um conteúdo estratégico engloba habilidades, processos próprios, competências únicas e métodos específicos que nos levam constantemente ao sucesso.

fabricadecursos_Curadoria03

Você sabe o que é fonte única?

A definição de “fonte única” na Wikipedia é o “método de gerenciamento de conteúdo que permite que a mesma fonte de conteúdo possa ser usada por meio de diferentes formatos de mídia, mais de uma vez”.

Para ser mais específico, imagine que você tenha três tipos de documentos: um guia de instruções, um curso online e uma ferramenta de auxílio de trabalho. Nesses documentos existem partes que são exatamente iguais. Isso significa que cada um dos conteúdos, nesse caso, irá se referir a mesma fonte na base de dados de conteúdo. Isso também acontecerá se você tiver dois cursos online que tenham o mesmo conteúdo. Na verdade, os documentos que contenham uma parte com o mesmo conteúdo não irão se sobrepor em termos de assunto de forma geral.

fabricadecursos_Curadoria01

A forma de fazer isso é criar seu próprio conteúdo usando blocos reutilizáveis para que possa ser usado em todos os documentos de aprendizagem de diferentes formas. Isso significa que você precisará escrever, num primeiro momento, sem saber sobre seu público. Para isso será necessária alguma prática, mas valerá a pena. Quando você precisar de uma mudança, irá alterar somente uma vez e o documento será alterado automaticamente em todas as partes que essa informação foi usada. Muito prático, certo?

Quais são os benefícios?

Além do benefício da manutenção do conteúdo, existem outros benefícios a serem considerados. Quando o conteúdo de aprendizagem é estratégico, você quer maximizar sua eficiência, ter habilidade de busca e alinhamento com o negócio central da organização. A fonte única facilita esse trabalho. Esse procedimento atende também a uma situação que as organizações de aprendizagem passam com frequência: são sempre solicitadas a fazerem mais com menos. Sem contar que não há tempo de criar cursos e-learning completos sempre, e com um sistema de autoria de fonte única, não há necessidade de fazê-lo.

post#147b

O aluno moderno quer um conteúdo em pequenas doses e ter o que quiser no momento em que desejar. Quando os colaboradores precisam ter acesso a algum tipo de conteúdo - eles buscam o local que sabem que é acessível - geralmente a Internet, no Google ou Youtube. Mas isso pode gerar problemas, porque nem tudo o que está na Internet é verdadeiro ou a informação é a mais precisa. Então, por meio da criação de conteúdo de forma curta ou em pequenas doses, ideais para a reutilização, assegura-se também que os colaboradores e clientes acessarão um conteúdo de qualidade no momento de sua necessidade.

Mais um benefício para apontar sobre esse método é o fato de ajudar a  poupar o dinheiro da organização de ensino. De acordo com o Brandon Hall Group, uma hora de treinamento pode custar mais de R$46k para ser produzida. É muita economia em jogo!

fabricadecursos_Curadoria02

Mudanças de pensamento

Existem 3 mudanças de pensamento fundamentais quando migra-se para um modelo de estratégia de conteúdo baseada em uma única fonte. São elas:

  1. O conteúdo é um ativo de negócio reutilizável. Isso significa que algo que você criou em algum momento, poderá ser reutilizado em diferentes projetos. Tradicionalmente na aprendizagem de design, você realmente acredita no seu curso como sendo único e que não foi feito para ser reutilizado. No entanto, agora você deverá pensar mais sistematicamente em como desenhar, desenvolver e manter o conteúdo. Essa é uma mudança significativa.
  2. O conteúdo já não é o mesmo que um curso. Tradicionalmente quando você recebe uma solicitação de criação de um curso, cria-se algo focado para aquela solicitação e para um público determinado. Mas, quando o conteúdo precisa ser reutilizado dentro da empresa, é preciso ter um olhar mais macro e pensar em quem mais poderá precisar dessa informação e em que formato.

  3. Precisa separar o conteúdo da página de sua apresentação. Antes você criava um curso de um conteúdo em uma ou duas apresentações. Você já deve ter feito um curso em Word ou PowerPoint. Nesse novo modelo é necessário pensar no conteúdo como um projeto que possa ser apresentado de diferentes formas e usando diferentes sistemas de entrega, ou seja, que possa ser facilmente adaptado e entregue a um novo sistema ou tecnologia.

post#147c

Você já deve ter ouvido falar no termo fonte única anteriormente. E talvez, já empregue esse formato. Ele pode ser considerado um dos segredos mais bem guardados na indústria, e empresas que já o utilizam estão a frente para se tornarem de alta performance de ensino, posicionamento que muitas empresas de treinamento e desenvolvimento estão buscando.

 

Oba! Workshop 0800 da Fábrica!

Assine a news da Fábrica!

Postagens mais lidas

Nova call-to-action