#164.jpg

O foco das ações de T&D atualmente é o engajamento com a utilização de estratégias de aprendizagem que facilitem a aplicação da aprendizagem e possam gerar um ROI positivo. Este artigo apresenta 10 formatos de rapid learning que você pode usar a fim de atingir este objetivo.

Como usar o rapid learning para tornar seu treinamento corporativo mais efetivo

O rapid learning consiste na organização do conteúdo de aprendizagem em trechos curtos ou “pílulas” (3-5 minutos de duração ou até menos), nem objetivo e claro, para atender a um resultado de aprendizagem específico. Embora possa ser usado para treinamento técnico, ele é mais usado no treinamento comportamental para melhoria  no desempenho dos colaboradores.

O rapid learning é centrado no aluno e projetado como uma peça de aprendizado “just-in-time”, geralmente em formatos interativos e é compatível com vários dispositivos (incluindo desktops, laptops, tablets e smartphones).

As “pílulas” de rapid learning oferecem um valor maior quando são oferecidas como Ferramentas de Suporte ao Desempenho, auxiliando os alunos sempre que necessário. O fato dos alunos poderem acessar esses conteúdos no dispositivo de sua escolha e quando necessitarem faz com que sejam ideais para o aprendizado “on the job”.

Rapid learning é apenas modismo?

Conforme ilustrado pelo diagrama "Curva do esquecimento" (por Hermann Ebbinghaus), nós esquecemos 80% de tudo o que aprendemos num período de 30 dias.

fabricadecursos_curvamicroelearning.png

Você pode usar rapid learning em uma trilha de aprendizagem para compensar esta "curva do esquecimento" e vencê-la de várias maneiras.

Você pode usá-lo para oferecer treinamento tal como:

  • “Pílulas” de conhecimento que complementam o treinamento formal, como pré-requisito ou nivelamento.
  • Ferramentas de Suporte ao Desempenho.
  • Pequenas “pílulas” para gerar mudanças comportamentais.

Em primeiro lugar, você pode aproveitar o rapid learning como reforço do aprendizado (pós treinamento primário ou formal). Trata-se de um longo caminho para garantir que o seu treinamento formal não seja esquecido, mas sim, é possível que o conteúdo adquirido realmente seja absorvido pelo aluno em sua memória de longo prazo.

Ao contrário do e-learning tradicional, as “pílulas” de rapid learning geralmente são projetadas para durar entre 3-5 minutos, o que é perfeito em termos de capacidade de atenção humana e capacidade de memória de trabalho do cérebro. A curta duração da aprendizagem, combinada com abordagens interessantes, pode avançar bastante para inverter a "curva do esquecimento" para uma "curva de retenção".

Você também verá melhorias nas taxas de conclusão quando começar a compartilhar conteúdos baseados em rapid learning. Dividir o aprendizado em “pílulas” menores aumenta bastante a aceitação. Os resultados de pesquisas revelam que, dos 385 colaboradores de uma empresa, mais de 50% expressaram desejo de usar o programa de aprendizado caso os cursos fossem menores, mais curtos.

Por conta de todos esses fatores, o rapid learning é uma abordagem que veio para ficar. Confira quais outros benefícios você terá ao adotá-lo.

Quais são os benefícios do rapid learning?

O rapid learning traz vários benefícios. Avaliemos ambas as perspectivas do colaborador e das empresas.

#164b.jpg

Benefícios para colaboradores

1. Centrada no aluno

As “pílulas” de rapid learning podem ser usadas em uma aprendizagem flexível e para oferecer ao aluno uma experiência de aprendizagem personalizada. A flexibilidade que oferecem em termos de incorporá-las no dispositivo de preferência, do aluno, ajuda a tratar os variados estilos de aprendizagem.

2. “Just-in-time”

As “pílulas” de rapid learning podem ser oferecidas ao aluno com estratégias de ferramentas de suporte ao desempenho “just-in-time”. Elas podem ser projetadas para atender a um resultado de aprendizagem específico e ajudar o aluno a aplicar a aprendizagem “on the job”.

3. Acessível

Mais de 1,2 bilhão de alunos têm acesso a dispositivos como smartphones e tablets. “Pílulas” de rapid learning podem ser acessadas no dispositivo de preferência do aluno (incluindo smartphones e tablets), tornando-as facilmente acessíveis.

4. Variedade dos formatos de conteúdo

O rapid learning se encaixa perfeitamente ao aluno de hoje, que prefere a informação "envelopada" em diversos formatos.

5. Menor consumo de tempo

O tempo médio da capacidade de atenção humana está diminuindo. Estudos indicam que o tempo médio da capacidade de atenção humana foi de 12 segundos no ano 2000. Em apenas uma década e meia, esse tempo caiu para 8 segundos, o que torna o rapid learning um formato ideal para o colaborador de hoje.

Benefícios para empresas

1. Acessível e ágil

O rapid learning tem um impacto relativamente menor no orçamento de treinamento e propicia às organizações uma vantagem de custo. Os números sugerem que o rapid learning pode reduzir os custos de produção em 50% e aumentar a velocidade de desenvolvimento em 300%.

2. Ciclo de desenvolvimento mais curto

Quanto mais curta a “pílula” de aprendizado, mais curto o ciclo de desenvolvimento. As “pílulas” de rapid learning podem ser desenvolvidas rapidamente e, portanto, têm um ciclo de desenvolvimento menor, ajudando as organizações não apenas a gastar menos, mas também enviar o produto em um tempo de resposta mais rápido.

3. Fácil de atualizar

No caso de necessidade atualizações de informações, as “pílulas” de rapid learning podem recebê-las mais rapidamente, o que as torna novamente interessantes para as organizações em termos de custo.

4. Aplicação mais ampla

O rapid learning pode ser usado para necessidades de treinamento formal e informal, mas também pode ser usado como ferramentas de suporte de desempenho, com “pílulas” de aprendizagem independentes ou como parte de uma série de cursos. Ele também pode ser implantado através do LMS ou disponibilizado na sua Universidade Corporativa.

5. Impacto elevado

As “pílulas” de rapid learning são projetadas para atender a um resultado de aprendizagem específico. Isso ajuda a criar um alto impacto, já que o aluno terá acesso exatamente ao que ele está procurando.

#164c.jpg

Por que o rapid learning está ganhando espaço?

O rapid learning resolve muitas questões: desde o desafio dos curtos períodos de atenção de forma muito eficaz, assim como ajuda a maximizar o impacto através de “pílulas” de aprendizado específicas.

Existe uma regra 90/20/8 interessante, segundo a qual:

● Nós prestamos atenção completa/demonstramos interesse nos primeiros 8 minutos.
● Há uma queda na atenção/alerta após 20 minutos.
● A atenção diminui completamente na faixa de 60-120 minutos.

Que tal esses argumentos mostrando por que faz sentido adotar treinamento baseado em rapid learning? 

Outros motivos que ajudam a impulsionar o treinamento baseado em rapid learning são:

1. Aumento do uso da aprendizagem móvel (mobile learning).
2. A possibilidade de desenvolvimento e atualização de forma ágil.
3. A flexibilidade para ser usado em diversos tipos de para aprendizagem.
4. As taxas de conclusão e engajamento mais altas, criando assim um impacto maior.
5. Sua capacidade de driblar ou até anular o desafio do tempo de atenção.
6. Sua capacidade de atrair a geração Y (millennials).

O rapid learning é relevante apenas para a Geração Y como força de trabalho?

Os treinamentos baseados em rapid learning certamente encontram um alinhamento natural para a Geração Y como força de trabalho. No entanto, eles não se limitam a ele.

Como sabemos, independentemente da faixa etária ou de preferências de aprendizagem, continuamos encontrando desafios como "Eu quero/preciso estudar, mas quando terei tempo?".

Sabemos também da diminuição da capacidade de atenção que é aplicável a todas as faixas etárias.

Todos os alunos de hoje buscam flexibilidade na aprendizagem, isto é, no dispositivo de sua preferência e quando quiserem. Mais ainda, nem todos estão tão dispostos a acessar um sistema (LMS - Learning Management System) para encontrar um conteúdo específico. Eles querem que a informação esteja disponível e de fácil acesso dentro do seu fluxo de trabalho, e no dispositivo que eles acessam mais (smartphones).

Considerando todos esses fatores, a sua estratégia de usar treinamento baseado em rapid learning poderá engajar todos os seus perfis de alunos.

Oba! Workshop 0800 da Fábrica!

Assine a news da Fábrica!

Postagens mais lidas

Gamification @Fábrica de Cursos